Alagoas

Semarh emite alerta para fortes chuvas na região da Zona da Mata alagoana

O aviso, classificado na cor amarela, abrange o Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco, sendo válido a partir da tarde desta quarta (31) até esta quinta-feira (1/6).

Publicado:


Alerta meteorológico | © Reprodução
Alerta meteorológico | © Reprodução

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu um aviso meteorológico nesta quarta-feira (31/5) alertando para a intensificação da chuva em algumas regiões de Alagoas. O aviso, classificado na cor amarela, abrange o Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco, sendo válido a partir da tarde desta quarta (31) até esta quinta-feira (1/6).

Segundo a SPDEN, a presença de um cavado em baixos e médios níveis da atmosfera, juntamente com o escoamento de sudeste, favorece a formação de áreas de instabilidade na faixa leste da Região Nordeste, especialmente entre o litoral de Pernambuco e Sergipe nas próximas 24 horas. Nas regiões ambientais do Litoral e Baixo São Francisco do Estado de Alagoas, é necessário uma atenção especial.

O órgão alerta ainda para a ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada, que podem persistir e causar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo a região metropolitana de Maceió. Nas demais regiões ambientais do estado, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de chuva para Alagoas, com vigência até a manhã desta quinta-feira. Um dos alertas, classificado na cor laranja, indica perigo, enquanto o outro, na cor amarela, representa perigo potencial.

Esses alertas foram emitidos na manhã de quarta-feira, e a previsão indica que algumas cidades alagoanas podem registrar até 100 milímetros de água por dia.

De acordo com o alerta laranja, os municípios do Leste do Estado, incluindo a capital e mais 30 cidades, estão sujeitos a alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, dependendo da intensidade da chuva. A previsão meteorológica indica entre 30 e 60 milímetros de chuva por hora e de 50 a 100 milímetros por dia.

Diante das condições climáticas adversas, o Inmet recomenda que a população evite sair de casa e fique atenta a possíveis alterações nas encostas. Se possível, os moradores das áreas afetadas devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundação ou situações similares, é aconselhável proteger os pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

No último fim de semana, 18 aparelhos sonoros foram apreendidos pelas equipes da Polícia Militar | @ Ascom SSP
Alagoas
Programa Na Base do Sossego ultrapassa 400 apreensões de equipamentos sonoros

Somente no último fim de semana, 18 aparelhos de som foram recolhidos pelas equipes policiais


Equipe de Alagoas indo para o Rio Grande do Sul - @Reprodução
Alagoas
Governo de Alagoas envia médicos e enfermeiros para auxiliar em resgates no RS

A equipe alagoana ajudará nos trabalhos de resgate e oferecerá cuidados médicos essenciais, contribuindo para as operações de recuperação no Rio Grande do Sul.


Tartaruga era fêmea e media 113 cm | @ Instituto Biota
Alagoas
Morre tartaruga marinha de 131 quilos que foi resgatada em São Miguel dos Milagres

Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, morreu um dia depois do resgate.


Mosquito da dengue sobre o mapa de Alagoas - @BR104
Alagoas
Dengue em Alagoas: Sesau investiga 5 óbitos e confirma mais de 4 mil casos

Alagoas iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue na segunda-feira, 29 de maio


Pesquisa de preços | @ Ascom Procon-AL
Alagoas
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços atualizada para o Dia das Mães

Pesquisa tem como objetivo direcionar o consumidor a escolher o presente ideal e com melhor preço