Chuvas em Alagoas

Prefeitura de Santana do Mundaú inicia ações de recuperação do município após enchente

Além das residências, mais de 80 pontos comerciais e diversos prédios públicos sentiram o impacto das chuvas e foram danificados.

Publicado:


Prefeito de Santana do Mundaú, Arthur Freitas | © Assessoria
Prefeito de Santana do Mundaú, Arthur Freitas | © Assessoria

Após dias difíceis, a prefeitura de Santana do Mundaú deu início ao cronograma de ações para a recuperação das áreas afetadas e de assistência aos atingidos pela enchente do último fim de semana. Desde sábado (1/07), além dos problemas causados pelas fortes chuvas, os mundauenses sofreram com a falta de energia, internet, telefone e água potável. O acesso a diversas regiões da zona rural e também na via que liga o município à União dos Palmares, foi comprometido.

Além das residências, mais de 80 pontos comerciais e diversos prédios públicos sentiram o impacto das chuvas e foram danificados. Diversos trechos de pavimentação asfáltica e também das recentes vias que receberam o programa Minha Cidade Linda, ficaram prejudicados. As pontes do centro da cidade, Sítios Mirim e Água Fria, ficaram avariadas; já as dos sítios Brenhas e Ilha Grande, sofreram maior comprometimento na sua estrutura.

Na segunda-feira (4), por volta das 19h, a energia foi restabelecida; e por meio da Secretaria de Infraestrutura, a prefeitura realizou os serviços que garantiram a liberação da passagem da ponte que liga o município à União dos Palmares.

Também foram iniciados os trabalhos de limpeza para retirada de entulhos, lixo e lama das vias públicas. Nesta terça-feira (5/07), o prefeito Arthur Freitas esteve pessoalmente, acompanhando os serviços realizados no sistema de captação de água, que com o alto volume de chuvas, precisa de uma limpeza adequada para que o abastecimento seja normalizado.

A primeira-dama, Katherine Farias, e o secretário de Educação, André Castro, estiveram visitando as 25 pessoas desabrigadas e alojadas na Escola Pequeno Príncipe. As famílias receberam kits de higiene pessoal, lençóis, e também estão sendo assistidas com as principais refeições do dia.

A Secretaria de Assistência Social iniciou o levantamento ‘porta a porta’ para mapear as perdas e principais necessidades das cerca de 340 famílias que estão desalojadas ou que foram afetadas pelos deslizamentos. Já a secretaria de Saúde tem realizado o acompanhamento médico com a dispensação de medicamentos; visitas com psicólogos e fisioterapeutas; atualização da situação vacinal da população; fornecimento de máscaras e álcool, realização dos testes de antígeno para COVID-19, entre outros.

– Passamos dias difíceis em razão das chuvas, e eles se tornaram ainda mais complicados, pela ausência total de energia, internet, colapso no abastecimento de água e comprometimento da principal via de acesso ao nosso município. Ficamos ilhados e sem comunicação externa, mas com muito foco, montamos uma verdadeira força-tarefa, onde assim que as águas diminuíram, iniciamos o trabalho de recuperação e reconstrução das áreas afetadas, e principalmente, de assistência aos mundauenses atingidos por essa calamidade. Com planejamento e união de esforços, tenho certeza que iremos dar o auxílio necessário para que todos possam superar esse momento e seguir em frente com mais garra – disse o prefeito Arthur Freitas.

*Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas na capital neste final de semana
Chuvas em Alagoas
Governo Federal reconhece situação crítica em três novas cidades de Alagoas

As cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas, resultando em danos materiais e impactos na vida da população local.


Rio Mundaú – Foto: Izael Nascimento
Alagoas
Governo de Alagoas repassa R$ 1,2 milhão para municípios afetados pelas chuvas em Alagoas

O repasse foi anunciado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), União dos Palmares esta entre os municípios beneficiados neste primeiro momento.


Polícia Rodoviária Federal | © Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alagoas
Atualização: PRF atualiza lista de trechos interditados em BRs de Alagoas

Os locais afetados estão localizados nas BRs 101, 316 e 416.


Primeira-dama, Renata Freitas, representante da Defesa Civil Nacional, André Martins e prefeito de Branquinha Neno Freitas – Foto: Ascom/Prefeitura de Branquinha
Chuvas em Alagoas
Enchente: Prefeito de Branquinha vistoria áreas afetadas com Defesa Civil Nacional

O gestor também apresentou as prioridades como a recuperação da Ponte sobre o Rio Mundaú e as obras de contenção para a barreira da Rua Prado Omena.


Prefeito de Murici, Olavo Neto – Foto: Ascom/PMM
Chuvas em Alagoas
Olavo Neto recebe comitiva com governador e ministros para avaliar os impactos da enchente em Murici

A comitiva sobrevoou as regiões da parte baixa de Murici e fez uma visita em solo aos locais afetados pelas águas do Rio Mundaú.