Níveis de rios diminuem após fortes chuvas, mas alerta permanece em algumas regiões de Alagoas

Os níveis dos rios e lagunas estão começando a diminuir ou se manter estáveis nas primeiras horas desta segunda-feira (10/7).

Rio Mundaú – Cortesia/C3 Produtora

Rio Mundaú – Cortesia/C3 Produtora

Após um fim de semana marcado por fortes chuvas que causaram enchentes em várias cidades de Alagoas, os níveis dos rios e lagunas estão começando a diminuir ou se manter estáveis nas primeiras horas desta segunda-feira (10/7), de acordo com o Boletim do Sistema de Alerta dos Níveis dos Rios divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com o relatório, que está sendo atualizado de hora em hora, às 6h da manhã, apenas o Rio Jacuípe ainda apresentava um nível de alerta, indicado pela cor vermelha, pois estava com mais de 5 metros, acima da cota esperada. No entanto, houve uma redução em comparação com o fim de semana.

O Rio Mundaú também registra uma redução em seu nível de água. No entanto, em Rio Largo, o rio ainda está cheio, com mais de 6 metros acima da cota normal. Em Murici, União dos Palmares e Santana do Mundaú, municípios igualmente atingidos pelas enchentes, os níveis se mantêm estáveis nas primeiras horas da manhã de hoje.

Riu Mundaú – Cortesia/C3 Produtora

As autoridades continuam monitorando a situação de perto e fornecendo atualizações regulares sobre os níveis dos rios, a fim de auxiliar na prevenção de possíveis desastres e garantir a segurança da população.

Ainda é necessário que os moradores das áreas afetadas permaneçam atentos aos alertas e recomendações das autoridades locais, como a possibilidade de evacuações temporárias e precauções adicionais para evitar acidentes e danos à propriedade.