publicidade
publicidade
Chuvas em Alagoas

Governo Federal amplia seguro-desemprego aos trabalhadores de cidades afetadas por chuvas

O seguro-desemprego tem o objetivo de garantir uma assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado sem justa causa.

Publicado: | Atualizado em 07/06/2022 16:45


Chuvas em Pernambuco | © Exercito Brasileiro
Chuvas em Pernambuco | © Exercito Brasileiro

O Governo Federal vai ampliar o seguro-desemprego para os trabalhadores dos municípios atingidos pelas fortes chuvas em Pernambuco e Alagoas.

A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e foi publicada nesta terça-feira (7/6) no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a resolução, a ampliação será por dois meses, em caráter excepcional, e se aplica aos trabalhadores com empregadores nos municípios que declararam situação de emergência.

Terão direito a duas parcelas extras os trabalhadores que já recebem o seguro-desemprego, que foram demitidos no período de 1º de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022.

O seguro-desemprego tem o objetivo de garantir uma assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado sem justa causa. O pagamento varia de três a cinco parcelas no valor mínimo de um salário.

Além de trabalhadores formais, também têm direito ao benefício os empregados domésticos, pescadores que exercem atividade artesanal com registro, e pessoas que foram resgatadas de serviço análogo à escravidão.

veja também

Igreja em Rocha Cavalcante | © Rayane Rodrigues
Chuvas em Alagoas
Enchente atinge igreja, destrói casas e deixa desabrigados em Rocha Cavalcante

Após o nível do Rio Mundaú baixar, foi possível perceber os danos provocados pela enchente no distrito palmarino.


Imagens aéreas de Murici | © Reprodução
Chuvas em Alagoas
Número de desabrigados e desalojados aumenta em Alagoas

Passa de 64 mil o número de pessoas que estão fora de suas casas devido às chuvas que caíram no estado nos últimos dias.


Equipe da infraestrutura de Murici retirando entulhos de ruas do município | © Assessoria
Chuvas em Alagoas
Prefeitura de Murici promove limpeza nas ruas atingidas pela enchente

Cerca de 120 pessoas e diversas máquinas estão trabalhando para liberar as ruas e os espaços públicos que foram destruídos pela correnteza das águas.


Ruas alagadas em Murici | © Assessoria
Chuvas em Alagoas
Auxílio-chuva pode ser pago aos atingidos pela enchente? Confira

O Auxílio-Chuva foi estabelecido para ajudar pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas que já vinham causando estragos em Alagoas.


Bruno Lopes | © Reprodução
Chuvas em Alagoas
Ex-vereador Bruno Lopes destaca ação de profissionais e voluntários nas enchentes

"Esses profissionais poderiam estar em casa, mas estão trabalhando incansavelmente, dia e noite, para diminuir o sofrimento das pessoas", disse.