Brasil

Vídeo mostra policial ajoelhado no pescoço de mulher com bebê no colo

Os vídeos sobre o caso provocaram protestos nas redes sociais; polícia diz que a queda foi 'controlada'.

Publicado: | Atualizado em 06/11/2021 10:46


Os policiais militares usaram da força contra a mulher e um deles a imobilizou com o joelho sobre seu pescoço | © Reprodução
Os policiais militares usaram da força contra a mulher e um deles a imobilizou com o joelho sobre seu pescoço | © Reprodução

Vídeos de uma abordagem policial truculenta, ocorrida na noite desta sexta-feira (05/11), em Itabira, no interior de Minas Gerais, vem causando revolta nas redes sociais. O caso aconteceu na Avenida João Pinheiro, no Centro da cidade.

As imagens mostram o momento em que uma mulher, que estava com uma criança no colo, foi abordada violentamente por policiais militares, derrubada no chão e imobilizada com o joelho de um dos PMs no seu pescoço, apesar de segurar um bebê.

Além da criança menor, um menino de aproximadamente 7 anos, que foi separado da mãe durante a abordagem, se desespera ao presenciar a cena. Ele grita e tenta defendê-la, mas é afastado pelos policiais e acolhido por uma das testemunhas.

O caso motivou comparações com o do estadunidense George Floyd, homem negro morto aos 46 anos. No dia 25 de maio de 2020, ele foi abordado, algemado e teve o pescoço prensado contra o chão por um policial em Minnesota (EUA).

Em nota, o prefeito da Itabira, Marco Antônio (PSB) manifestou repulsa diante da ação da PM e cobrou uma apuração rigorosa do ocorrido. “Este não é o procedimento padrão das nossas escolas militares e do Comando Geral da Corporação, disse ele.

Ainda por meio de nota, a Polícia Militar de Minas Gerais informou que prendeu um casal no início da noite de sexta por porte ilegal de arma de fogo e munições. Além disso, uma touca ninja também foi apreendida.

“Durante a abordagem foram apreendidas quatro munições calibre .32 com o homem. Para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la”, diz a nota.

De acordo com a PM, a mulher foi projetada ao solo e imobilizada em uma queda controlada. A informação oficial é que a criança que estava no colo não sofreu nenhuma lesão.

Veja o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portal BR104 (@portalbr104)


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Chuvas no RS | @ Diego Vara
Brasil
Tragédia no RS já deixa 149 mortos e mais de 500 mil desalojados

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 2.124.553 pessoas foram de alguma forma afetadas pelas enchentes nas cidades gaúchas afetadas.


Os trabalhadores são de Penedo | @ Reprodução/Vídeo
Brasil
Alagoanos “escravizados” em fazenda de café no ES são resgatados

O resgate aconteceu após a publicação de um vídeo, nesta terça-feira (14/5), onde o grupo denuncia o caso.


Detergente Ypê - @Reprodução
Brasil
Alerta! Anvisa determinou o recolhimento de detergente Ypê por risco de contaminação

A Anvisa e a Química Amparo divulgaram a lista completa dos lotes afetados, que inclui uma ampla gama de produtos populares entre os consumidores brasileiros.



Enchente no Rio Grande do Sul | @ Reuters/Diego Vara
Brasil
Número de mortos sobe para 147 no RS em decorrência de enchentes

Ainda de acordo com o boletim, o Estado contabiliza 500 mil cidadãos desalojados.