Verão acende alerta sobre aumento do aparecimento de escorpiões

Durante o verão, as temperaturas elevadas proporcionam condições ideais para a reprodução e atividade dos escorpiões

Picadas de escorpião são mais comuns no verão — © Reprodução

Picadas de escorpião são mais comuns no verão — © Reprodução

O verão é a época em que os escorpiões costumam aparecer com mais frequência, o que causa grande preocupação à população em várias regiões do mundo. O fato é que o clima quente e seco contribui para a proliferação desses aracnídeos. Com isso, é importante tomar alguns cuidados.

Durante o verão, as temperaturas elevadas proporcionam condições ideais para a reprodução e atividade dos escorpiões, já que a temperatura corporal desses animais é diretamente influenciada pelo ambiente ao seu redor.

Além disso, com a falta de chuva e a escassez de água em seus habitats naturais, os escorpiões são forçados a procurarem fontes de umidade em ambientes habitados, como jardins, residências e áreas urbanas, o que aumenta as chances de encontros indesejados entre eles e os seres humanos, quando podem acontecer picadas e acidentes.

É preciso estar atento e adotar medidas preventivas, como a manutenção adequada de ambientes, eliminando entulhos, fazendo o armazenamento correto de alimentos e a vedação de frestas e buracos em paredes. Os cuidados incluem ainda afastar camas ou berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los.

A população também deve ser informada sobre os hábitos dos escorpiões pelos governos municipais e ser instruída a agir com cautela para que não haja acidentes.