Brasil

“Vai faltar luz!” A Eletrobras vai ser privatizada; entenda a situação

O assunto está entre os mais comentados do dia no Twitter.

Publicado:


Eletrobras- @Reprodução
Eletrobras- @Reprodução

Quem acessou o Twitter na manhã desta quarta-feira (2/6) se deparou com a hashtag #VaiFaltarLuz. O assunto está entre os mais comentados do dia. Entretanto, não se trata da queda ou falta de eletricidade nas casas dos brasileiros, e sim sobre a privatização da empresa estatal Eletrobras.

A empresa é uma sociedade de economia mista de capital aberto – que está sob controle acionário majoritário do Governo Federal brasileiro – atuando como uma holding responsável pela geração, transmissão e distribuição de eletricidade pelo território nacional.

A Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A) foi criada em 1962 pelo então presidente Getúlio Vargas – como parte do seu projeto de desenvolvimento do país -, que desempenhou um papel fundamental na industrialização brasileira. Entretanto, ele foi muito criticado na época pelo setor conhecido como “entreguistas”, que defendiam a livre iniciativa privada no Brasil.

Hoje, a empresa é considerada umas das maiores da América Latina, responsável pela coordenação de todo o setor elétrico brasileiro, e possui mais de 50 mil quilômetros de linhas de transmissão, que abrangem mais de 57% do Brasil.

O ex-presidente Michel Temer, em  2018, enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que procurava privatizar a Eletrobras. No mesmo ano, a Agência Sportlight revelou que os gestores da empresa estatal receberam dinheiro para falarem mal dela. Segundo a reportagem da época, a estratégia do governo era convencer a opinião pública à favor da privatização.

Neste ano, em maio de 2021, os deputados aprovaram na Câmara uma Medida Provisória que prevê a privatização da estatal, em um processo que se daria por meio da venda das ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Dessa forma, essa medida procura minimizar o papel do governo federal no setor elétrico nacional.

Nesta quarta-feira (2/6), o Senado debateu sobre a MP aprovada pelos deputados em forma virtual. De forma clara, alguns especialistas afirmam que, caso seja aprovada no Senado, todo o trabalho que procurou reduzir o preço de energia pode ser prejudicado.

Segundo o portal da Agência do Senado: “Em audiência pública realizada na Comissão dos Direitos Humanos do Senado (CDH), vários parlamentares manifestaram preocupação com a possível privatização da Eletrobras, que, segundo eles, pode provocar aumentos nas tarifas de energia e a perda do controle de ativos estratégicos para a soberania do país”.

Sendo assim, a hashtag “#vaifaltarluz” está sendo utilizada pelos internautas como forma de serem contrários a privatização da estatal pelo governo. Portanto, se acalme!, não iremos sofrer apagão ou queda de eletricidade.

 


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Alagoano resgatado - @Reprodução
Brasil
Palmarino é resgatado por bombeiros alagoanos no Rio Grande do Sul

Em um vídeo emocionante publicado nas redes sociais da corporação, é possível ver a emoção de Adeilton momentos após ser salvo.


Enchente no Rio Grande do Sul | @ Reuters/Diego Vara
Brasil
Tragédia no RS já deixa 154 mortos e mais de 600 mil desalojados

De acordo com a Defesa Civil, o Estado contabiliza 540.192 desalojados e 78.165 em abrigos.


Jair Bolsonaro internado- @Reprodução
Brasil
Jair Bolsonaro recebe alta após 12 dias de internação por infecção de pele

Além da erisipela, Bolsonaro também foi internado com desconforto abdominal.


Enchente no RS | @ Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Brasil
Número de mortos no Rio Grande do Sul sobe para 151

Ainda de acordo com o boletim, o Estado contabiliza 615,3 mil cidadãos desalojados.


Crime aconteceu em Santana do Ipanema em 1992 | @ Reprodução
Brasil
Idoso que matou homem há 32 anos em AL é preso na Bahia

Idoso cometeu o crime por acreditar que a vítima teria envenenado os cães dele.