Brasil

Uso de simuladores para tirar habilitação deixa de ser obrigatório

Com fim da obrigatoriedade, a quantidade de horas-aula que o novo motorista tem que cumprir antes de retirar a carteira cairá de 25 para 20 horas

Publicado: | Atualizado em 14/06/2019 17:01


O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), que também preside o Contran, e o diretor do Denatran e secretário-executivo do Contran, Jerry Dias, durante o anúncio da decisão — © Edsom Leite/MInfra
O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), que também preside o Contran, e o diretor do Denatran e secretário-executivo do Contran, Jerry Dias, durante o anúncio da decisão — © Edsom Leite/MInfra

Brasil — O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu nesta 5ª feira (13) que a utilização de simuladores de direção nos centros de formação de motoristas não será mais obrigatória. A partir de agora, o uso do equipamento passa a ser opcional.

A mudança, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, entrará em vigor em 90 dias. “Compra 1 jogo pro seu filho em casa e resolve esse problema aí”, disse o presidente. Já na avaliação de Freitas (Infraestrutura), a retirada dos simuladores vai reduzir a burocracia e baixar, em até 15%, o custo para tirar a CNH.

“O simulador não tem eficácia comprovada. Nos países ao redor do mundo não é obrigatório, mesmo em países com excelentes níveis de segurança no trânsito e que produzem o equipamento”, disse o ministro.

Com fim da obrigatoriedade, a quantidade de horas-aula que o novo motorista tem que cumprir antes de retirar a carteira cairá de 25 para 20 horas. Segundo o secretário-executivo do Contran, Jerry Dias, o aluno será obrigado a fazer, pelo menos, 15 horas de aulas práticas no veículo. As outras 5 horas podem ser feitas no simulador.

“São 15 horas obrigatórias no veículo. Ele pode fazer 20 horas no veículo ou, no mínimo, 15 horas no veículo, complementando com 5 horas no simulador”, disse.

A expectativa é que a mudança diminua a burocracia e a judicialização no setor de transportes. O uso do simulador é, segundo o ministro, o principal motivo de ações em relação à formação de novos motoristas.

+ Bolsonaro apresenta projeto que prevê relaxamento de infrações de trânsito

Placa Mercosul

O Conselho está finalizando ajustes na implantação da placa Mercosul. De acordo com Jerry Dias, a obrigatoriedade do uso será adiada para o fim do ano. O prazo inicial era 30 de junho.

O objetivo, segundo o secretário, é retirar algumas obrigatoriedades que aumentavam o custo do emplacamento de veículos, o que deixará a nova placa com o preço similar à atual.

Não será obrigatório a atualização da placa. Os novos carros sairão da fábrica com o novo formato.

*com Agências

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Caramelo venceu o câncer após três meses de tratamento | @ Metrópoles
Brasil
Vira-lata resgatado conclui tratamento contra câncer e emociona a web

Caramelo foi resgatado da rua por sua tutora em 2022, mas um ano depois ele foi diagnosticado com  um Tumor Venéreo Transmissível (TVT).


Lua Cheia Rosa em Campo Grande | @ Celso Mazzei
Brasil
Lua Cheia Rosa abrilhanta o céu na noite de terça-feira (23); confira registro

Apesar de o nome destacar a cor rosa, a Lua em si não adquire tal tonalidade, mas mantém seu característico brilho prateado


Reprodução/ Redes sociais
Brasil
Após morte de cachorro, Gol suspende transporte de animais por 30 dias

A decisão da companhia tem o objetivo de se dedicar totalmente a investigar o caso do golden retriever Joca.



Jovem que matou a mãe e cortou a mão - @Reprodução
Policial
Jovem matou a mãe a facadas e decepou a mão para sacar dinheiro no banco

Ao ser perguntado por que decepou a mão da mãe, o rapaz disse que usaria a mão dela para sacar dinheiro no caixa eletrônico do banco