Brasil

Saiba como se proteger de golpes do 13ª salário do Bolsa Família no WhatsApp

O 13º salário do Bolsa Família é alvo constante de cibercrimes no aplicativo WhatsApp e nas redes sociais

Publicado: | Atualizado em 03/11/2019 20:33


Saiba como se proteger de golpes no 13ª salário do Bolsa Família — Reprodução
Saiba como se proteger de golpes no 13ª salário do Bolsa Família — Reprodução

Brasil — Mais um golpe está circulando pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, e desta vez é direcionado aos beneficiários do 13º salário do Programa Bolsa Família. Uma das estratégias dos golpistas é a oferta da liberação instantânea da verba destinada aos beneficiários por meio de um link, onde eles são direcionados para uma página que solicita seus dados pessoas, tais como CPF, nome completo, endereço entre outros.

Está não é a primeira vez que o programa sofre golpes como este, em julho deste ano o DFNDR Lab, laboratório de segurança cibernética da PSafe, alertou aos beneficiários do programa a repeito de um golpe que também prometia liberar o 13º salário do programa.

Como muitos beneficiários não tem conhecimento das diretrizes do programa listamos aqui algumas dicas que ajudará a se defender contra os golpes.

Antes de tudo, vale ressaltar que o Ministério da Cidadania alerta que as solicitações de dados dos beneficiários não são executadas via WhatsApp, e as normas do programa não emite o compartilhamento de links em segundo plano para que posteriormente tenham acesso ao benefício.

Segundo Caroline Paranayba, diretora do Departamento de Benefício, afirma que o recebimento do repasse não necessita do fornecimento de dados adicionais das famílias cadastradas no programa, uma vez que eles [dados] já estão cadastrados no banco de dados do sistema no ato da seleção de cada família.

+ Pesquisa DataSensus mostra intenção de votos para vereador em Arapiraca

Desta forma, não existe quaisquer tipo de solicitação de dados que saiam do governo federal em direção aos beneficiários do programa por meio de anúncios nas redes sociais. Qualquer atualização que venha a ser ampliada no programa social, deverá ser executada nos órgãos de apoio ao programa em cada município.

Sites e aplicativos

Desconfie sempre de links que circulam nas redes sociais e em aplicativos de mensagens como o próprio WhatsApp, este não funciona apenas em dispositivos moveis, mas em sistemas Winsows, macOS e Linux do seu computador. Neste caso, uma grande quantidade de pessoas tem acesso ao aplicativo além daquelas que utilizam apenas os smartphones, daí a razão da segurança ser bastante limitada.

Nesse caso, a atenção em links compartilhados por meio de aplicativos ou sites devem ser dobrada, além disso, o usuário deve se certificar da origem do link recebido, seja por apps ou por rede social, caso exista duvidas a respeito da origem do mesmo, a melhor opção é não acessar.

Informações de dados cadastrais

Não informe dados pessoas como o número da conta bancário, CPF, nome completo, endereço entre outros, principalmente se o link acessado ofereça qualquer tipo de facilidade para que o usuário tenha acesso ao benefício.

Parte dos golpes cibernéticos realizados por hockers podem ser executados por meio de interceptações das informações cedidas pelos usuários. Este alerta vale tanto para as versões web quanto para mobile.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Homem morreu - @Reprodução
Brasil
Homem morre eletrocutado usando celular conectado à tomada

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas ao chegar no local o homem já estava sem vida.


Mosquito da dengue | © Reprodução
Brasil
Brasil ultrapassa a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024

Até o momento, o país já contabilizou 2.010.896 casos prováveis somente neste ano


Casos de racismo aumentam em Alagoas — © Reprodução
Brasil
Em ação contra o preconceito Universidade Zumbi dos Palmares lança Bolsa Antirracista

Estas Bolsas Antirracistas pretendem utilizar o alcance das redes sociais para disseminar a mensagem de tolerância e respeito às diferenças.


Jair Bolsonaro - @Reprodução
Brasil
Bolsonaro é indiciado por adulteração no cartão de vacinação da Covid

A investigação destaca o nome de Bolsonaro ao lado do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente


O procedimento foi realizado em menos de 24 horas | @ Reprodução/ HCM
Brasil
Criança de 3 anos que precisava de transplante acha doador em menos de cinco horas na lista de espera

Ana Lívia foi diagnosticada com miocardiopatia dilatada, e estava na fila para um transplante de coração