Procon alerta sobre perigo nas compras online no Black Friday

O órgão listou uma série de sites não confiáveis para auxiliar internautas nas compras de final de ano

Procon alerta sobre perigo nas compras onlines na Black Friday — © Reprodução

Procon alerta sobre perigo nas compras onlines na Black Friday — © Reprodução

Brasil — Uma lista contendo nomes dos sites de vendas online que são consideráveis inseguros foi divulgada pelo  Procon, na tentativa de auxiliar as compras de final de ano e na Black Friday. Segundo os números de uma pesquisa realizada pelo Google nessa quarta-feira (8), a estimativa dos internautas no Black Friday este ano é de 58% em relação ao ano passado.

A pesquisa revela ainda que 69% dos consumidores já estão cientes do que comprar e aguardam apenas a oportunidade para que as compras sejam realizadas. Além disso, segundo a pesquisa aproximadamente 99% da população brasileira já ouviu falar a respeito das promoções da Black Friday. Neste ano, a data prevista para o evento cai em 29 de novembro.

+ Pela 3ª vez seguida, Mega-Sena acumula e paga R$ 30 mi no próximo sorteio

Pensando na demanda de compras e vendas online nesse período do ano, um trabalho de monitoramento feito pelo Procon, checou as constantes ofertas nos serviços oferecidos pelos sites na internet. Segundo o órgão, os endereços eletrônicos que não apresentaram qualquer tipo de manifesto ou que tiveram seus links excluídos, também entram na lista.

A análise realizada pelo Procon demonstra que existe casos em que as promoções dentro dos sites não se tratam necessariamente de uma promoção, e sim, de um golpe. Para orientar os consumidores a respeito dos golpes realizados e de que existe denúncias de pessoas que foram lesadas pelo esquema, o Procon está divulgando uma lista dos sites considerados não confiáveis.

Exemplos de sites não recomendados

Adoro Comprar Onlien
Baratinho Mesmo
Cia das Lentes
Ele Shop
Fit Eletrônico
Mente Urbana
Isto é Ofertas
Perfumes Outlet
Promoção Coletiva
Você de Apple
Você Princesa

O internauta pode ainda conferir a lista completa dos sites no endereço oficial do (Procon), parte dos problemas encontrados pelo órgão estão relacionados a falta de preço e também de informações a respeito dos produtos como (validade, falta de rótulo ou etiqueta em língua portuguesa).

Método de proteção 

Existe uma extensão chamada CanBuy, disponível para o navegador Google Chrome. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente pelo navegador e tem como funcionalidade verificar se a URL de um determinado site é confiável. A ferramenta constata as informações do site em pesquisa, por meio da lista disponibiliza pelo próprio Procon.