Prefeitura emite nota após boatos sobre falta de oxigênio em hospital de Cupira

Em nota, a Prefeitura informou que o abastecimento de oxigênio e a disponibilidade do produto se encontram normalizados para os pacientes do Hospital Municipal José Veríssimo de Souza.

Boatos sobre falta de oxigênio em hospital preocupou população de Cupira (PE) — © Reprodução

Boatos sobre falta de oxigênio em hospital preocupou população de Cupira (PE) — © Reprodução

Às vésperas do domingo de Páscoa, circulou na cidade de Cupira, em Pernambuco, boatos sobre um possível desabastecimento de oxigênio na “ala do Covid” no Hospital Municipal José Veríssimo de Souza. A notícia publicada em blogs locais assustou a população cupirense que prontamente começou a cobrar do governo José Maria a solução do “problema”.

Entretanto, por meio de uma nota, o governo municipal informou que “o abastecimento de oxigênio e a disponibilidade do produto se encontra normalizado para os pacientes” da unidade, e que não houve falta do produto no H.M.J.V.S. Mas, por motivos preventivos, a Prefeitura aumentou a reserva de cilindros de oxigênio de Cupira.

Apesar da nota, os funcionários do próprio hospital afirmaram que no final de semana não havia cilindros de oxigênio cheios. De acordo com as nossas fontes, eles tinham sido levados para a recarga, mas a empresa que presta o serviço não tinha devolvido, deixando a equipe médica em suspense, pois só havia oxigênio nos cilindros que estavam em uso com pacientes em enfermaria.

Em entrevista nesta terça-feira (06/04), a secretária municipal de Saúde de Cupira, Adriana Sandra, afirmou no Agreste Reclama, ao radialista Valderlins Santos, que não havia faltado (concordando com a nota da prefeitura) o oxigênio, mas que, por causa dos “boatos”, a secretaria ampliou por precaução a oferta de oxigênio no Hospital Municipal. Essa ampliação, segundo a secretária, foi obtida com a ajuda dos governos municipais de Altinho, Belém de Maria e Ibirajuba.

As informações que obtivemos é que a questão foi resolvida, assim que a secretária Adriana Sandra tomou conhecimento e resolveu a questão ainda no domingo de Páscoa.

Confira a nota enviada pelo governo municipal na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Cupira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à sociedade cupirense que o abastecimento de oxigênio e a disponibilidade do produto se encontra normalizado para os pacientes do Hospital Municipal José Veríssimo de Souza. Em nenhum momento faltou oxigênio no H.M.J.V.S. Mas, por motivos preventivos, o Governo Municipal aumentou a reserva de cilindros de oxigênio de Cupira.

O município tem dez cilindros em pleno estado de conservação e disponíveis para uso regular por meio dos profissionais de saúde. A cidade tem oitos leitos equipados para pacientes com COVID-19. Desses, quatro estão com pacientes recebendo todos os cuidados médicos necessários e seguindo os protocolos contra o novo coronavírus.

O Governo Municipal de Cupira reitera o compromisso e a responsividade para com os cidadãos cupirenses em dispor de uma saúde pública de qualidade e humanizada. Use máscara e álcool em gel. Cuide-se e proteja sua família contra a COVID-19.”

Prefeitura Municipal de Cupira
“Cidade próspera e segura”

Hospital Municipal José Veríssimo de Souza — © Reprodução/Internet

*com Eugênio de Lima