Polícia confirma morte de três crianças e dois adultos em ataque a creche

O assassino, um jovem de 18 anos, invadiu o local e atingiu as vítimas com um facão.

Escola foi alvo de ataque em Santa Catarina — © Jocimar Borba/Estadão Conteúdo/CP

Escola foi alvo de ataque em Santa Catarina — © Jocimar Borba/Estadão Conteúdo/CP

A Polícia Civil (PC) confirmou que houve ao menos cinco mortos no ataque a uma escola infantil no município de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, na manhã desta terça-feira (04/05). O assassino, um jovem de 18 anos, invadiu o local e atingiu as vítimas com um facão.

A creche atende crianças de 6 meses a 3 anos. Os mortos foram três crianças, uma professora e uma funcionária. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o autor do atentado deu golpes contra o próprio corpo e foi levado em estado grave para um hospital da região.

Conforme o delegado Jerônimo Marçal Ferreira, outra criança teve ferimentos leves e não corre risco de morrer. O agressor teria entrado na creche armado com uma adaga e atacado, primeiramente, uma professora, de 30 anos, por volta das 10h de hoje. Ela morreu no local.

Relatos de uma funcionária dão conta de que a tragédia só não foi maior graças a ação rápida das professoras, que trancaram as portas das salas de aulas e esconderam uma parte das crianças no fraldário. “Ele ainda tentou forçá-las [as portas], mas não conseguiu”, disse.

A secretária municipal de Educação, Gisela Hermann, afirmou que as cenas no local eram de terror: “Chegamos lá, uma cena de terror. Consegui entrar na escola. Tinha um cara deitado no chão, mas ainda vivo, uma professora morta, uma criança morta também. A sala estava fechada, não deixaram a gente entrar.”

O delegado afirmou que o ataque foi premeditado, mas sem uma preparação sofisticada. O rapaz chegou à escola de bicicleta, com uma mochila nas costas. “Não há sinais de que alguma outra pessoa colaborou com ele de alguma forma, mas estamos investigando. O que temos, por enquanto, é um fato isolado”, completou.

A governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr, declarou luto oficial de três dias no Estado.