Brasil

Pesquisa sobre ‘ansiedade’ bate recorde no Google

De acordo com os dados divulgados pelo Google Trends, a pesquisa sobre o assunto aumentou 191% a mais que os anos de 2004 e 2019

Atualizado 5 anos atrás
Ansiedade é a palavra mais pesquisada no Google — © Reprodução
Ansiedade é a palavra mais pesquisada no Google — © Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Google revelou que os brasileiros pesquisaram mais sobre ansiedade durante essa pandemia causada pelo novo coronavírus.

De acordo com os dados divulgados pelo Google Trends, a pesquisa sobre o assunto teve 191% a mais que os anos de 2004 e 2019. Os números chegaram a um pico considerável quando o país passou de 1 milhão de infectados pela Covid-19.

Além disso, o aumento de 26% no número de desempregados no país, devido a pandemia, também contribuiu nas pesquisas dos brasileiros sobre ansiedade.

Buscas do tipo: “Como é ter crise de ansiedade” tiveram um aumento de 5.000% durante os meses de janeiro a julho deste ano, segundo os dados revelados pela plataforma.

Outras frases utilizadas nas pesquisas, foram:

  • Como saber se você tem ansiedade;
  • Como é a falta de ar causada pela ansiedade.

Segundo os estudos, as pesquisas entre os brasileiros contendo o nome ansiedade, estão diretamente ligadas ao contingenciamento causado pela pandemia. No entanto, o aumento em buscas relacionadas ao assunto não foi registrado apenas no Brasil.

A Universidade de San Diego em pareceria com a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostraram que os americanos também andam com o mesmo interesse sobre assunto.

– As pesquisas por ansiedade e ataques de pânico foram as mais altas que já ocorreram em mais de 16 anos de dados de pesquisa históricos – Relata Benjamin Althouse, cientista-chefe responsável pelo Institute for Disease Modeling.

Benjamin teve um de seus estudos publicado na Jama Internal Medicine, revista especializada sobre o assunto.

A pesquisa também mostrou que a falta de ‘ar’ presente tanto em uma pessoa com crise de ansiedade como infectada por Covid-19, pode ter contribuído para as buscas durante o período da pandemia.

Busca por sintomas de ansiedades batem recordes em busca no Google — © Reprodução

Busca por sintomas de ansiedades batem recordes em busca no Google — © Reprodução