Pacientes são retirados às pressas durante incêndio em hospital; onze morreram

O prédio foi evacuado e os pacientes passaram a ser atendidos na rua, em camas improvisadas no chão

Corpo de Bombeiros debelaram as chamas no Hospital Badim — © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Corpo de Bombeiros debelaram as chamas no Hospital Badim — © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio de Janeiro — Pelo menos onze pessoas morreram durante um incêndio de grandes proporções em um hospital na Zona Norte do Rio de Janeiro, no fim da tarde dessa quinta-feira (12). O fogo começou por volta das 18h30 em um dos prédios do hospital – o mais antigo, aberto em 2000.

De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), a corporação foi acionada por volta das 17h50 e 12 viaturas foram deslocadas para o Hospital Badim, que foi tomado por uma fumaça preta e espessa. O prédio foi evacuado e os pacientes passaram a ser atendidos na rua, em camas improvisadas no chão.

Cerca de 103 pessoas estavam internadas no momento do episódio e mais de 100 médicos foram mobilizados para auxiliar na transferência dos enfermos. Testemunhas relataram que o sinistro começou depois de um curto-circuito no gerador de um dos prédios, espalhando fumaça para todos os andares do prédio antigo.

“Toda a direção do hospital Badim está empenhada em prestar os devidos socorros necessários aos pacientes, que estão sendo transferidos para o hospital Israelita Albert Sabin e para os hospitais da Rede D’Or, do qual o Badim é associado”, informou a direção.

+ Curto-circuito provoca incêndio em residência em União dos Palmares

Por volta das 20h15, bombeiros informaram que o fogo tinha sido controlado. O vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que a perícia da Polícia Civil (PC) deve começar nesta sexta-feira, às 6h, mas os peritos já estão no local.

No final da noite desaa quinta, a direção do Hospital Badim emitiu uma nota:

A Direção do Hospital Badim vem a público expressar seu profundo pesar em relação ao incêndio ocorrido na noite desta quinta-feira.

Informamos que 103 pacientes estavam internados no hospital no momento do episódio.

Imediatamente, a brigada de incêndio iniciou a evacuação do prédio, mesmo antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

Desde o primeiro momento a prioridade total foi socorrer os pacientes e funcionários e salvar vidas. Mais de 100 médicos foram mobilizados para dar assistência aos pacientes que estavam sendo socorridos.

Face a esse fato trágico, a solidariedade dos hospitais privados e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde está garantindo que os pacientes sejam transferidos.

Para transmitir informações seguras, a Direção se manifestará novamente à medida em que o Corpo de Bombeiros terminar o seu trabalho e liberar o acesso ao prédio.

O trabalho dos bombeiros continua e nos mantemos solidários às famílias, pacientes e funcionários envolvidos.

A Direção