Brasil

Ministério da Saúde confirma 123 casos de sarampo no Brasil em 2019

Ainda há 348 casos notificados de sarampo sendo investigados no país. Maioria desses casos ocorreu no estado de São Paulo

Publicado:


Ainda há 348 casos notificados de sarampo sendo investigados no país. Maioria desses casos ocorreu no estado de São Paulo — © Cristine Rochol/PMPA
Ainda há 348 casos notificados de sarampo sendo investigados no país. Maioria desses casos ocorreu no estado de São Paulo — © Cristine Rochol/PMPA

Saúde — Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) confirmam 31 novos casos de de sarampo no Brasil. O boletim epidemiológico de 5 de junho, publicado na última sexta-feira (07), mostra também que a maioria desses casos ocorreu no estado de São Paulo, com 21 novas confirmações.

Conforme o boletim, o Pará registrou 5 novas confirmações de sarampo, assim como o estado do Rio de Janeiro. No total, o Brasil atingiu a marca de 123 casos até o momento, em 2019. Ainda há 348 casos notificados de sarampo sendo investigados no país, ou seja, sem confirmação por enquanto.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, garantiu o envio das vacinas para todos os estados que realizassem a solicitação à Pasta. Em contrapartida, descartou a possibilidade da criação de uma campanha de vacinação a nível nacional.

“A partir do momento em que [os estados] vão solicitando as vacinas, o Programa Nacional de Imunizações está pronto para abastecer todas as unidades do Brasil, mas como campanha, não”, esclareceu o ministro na última sexta-feira (07).

São Paulo

No estado de São Paulo, no período de 01 de janeiro a 05 de junho de 2019, foram notificados 418 casos suspeitos de sarampo, sendo 51 (12,2%) confirmados (relacionados à importação e autóctones), 151 (36,1%) descartados e 216 (51,7%) permanecem em investigação.

Com relação a distribuição dos casos confirmados, por faixa etária, a população de 20 a 29 anos de idade representa 41,2% (21) deles. A taxa de incidência dos casos confirmados é de 0,1/100.000 habitantes. Quando calculada por faixa etária, observa-se que, a maior taxa de incidência na população dos menores de um ano.

+ Sem alcançar a meta, campanha de vacinação contra gripe será prorrogada

Rio de Janeiro

No estado de Rio de Janeiro, no período de 01 de janeiro a 05 de junho de 2019, foram notificados 36 casos suspeitos de sarampo, sendo sete (19,4%) confirmados, 15 (41,7%) descartados e 14 (38,9%) permanecem em investigação.

O último caso confirmado no Rio de Janeiro, é residente de Paraty, município que enfrenta surto de sarampo; sete casos permanecem em investigação.

Pará

No caso do Pará, o estado recebeu a notificação de 132 casos suspeitos de sarampo e confirmou 53 deles até 5 de junho. A faixa da população mais atingida no estado tem de 15 a 19 anos de idade.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Carteira de Habilitação na mão de uma pessoa
Brasil
Motoristas das categorias C, D e E podem perder a habilitação por falta de um exame

A falta do exame dentro dos prazos estipulados pode resultar em uma multa de R$ 1.467,35, categorizada como infração gravíssima


Telefone Popular - @Reprodução
Brasil
Você sabia? Inscritos no CadÚnico têm direito ao Telefone Popular; peça o seu

O Telefone Popular oferece uma série de benefícios e características projetadas para atender as necessidades das famílias beneficiárias


Cuidadora com corpo de homem para pegar empréstimo - @Reprodução
Brasil
Sobrinha que levou o tio morto para sacar empréstimo é presa em flagrante

Ela foi presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver.


Cuidadora com corpo de homem para pegar empréstimo - @Reprodução
Brasil
Sobrinha leva o tio morto para sacar empréstimo de R$ 17 mil no banco

A mulher tentou falsificar a assinatura do tio para acessar o empréstimo já aprovado.


Rutiele Pereira - @Reprodução
Brasil
Por fofoca, mulher que esquartejou ex é morta na prisão com um soco

Segundo as detentas, a confusão começou depois da refeição e da oração, quando Jessica Vieira de Lima acusou Rutiele de falar mau de outras colegas de cela.