
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) a ampliação da gratuidade de medicamentos e itens distribuídos pelo programa Farmácia Popular.
Com a nova medida, todos os 41 insumos oferecidos pelo programa passam a ser gratuitos. Antes, 39 produtos já eram disponibilizados sem custos, enquanto alguns exigiam coparticipação da população.
Entre os novos itens incluídos na gratuidade estão a dapagliflozina, medicamento indicado para o tratamento de diabetes em pacientes com doenças cardiovasculares associadas, e as fraldas geriátricas, que agora poderão ser adquiridas gratuitamente por pessoas com 60 anos ou mais.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ampliação do programa beneficia diretamente mais de 1 milhão de pessoas por ano.
“Estamos beneficiando imediatamente mais de 1 milhão de pessoas por ano, que ainda pagavam coparticipação em fraldas geriátricas e na dapagliflozina. Em dois anos, ampliamos em quase 20% as pessoas atendidas e oferecemos novos itens, como absorventes e anticoncepcionais”, destacou a ministra em sua rede social X.