Brasil

Menina autista de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza

Bianca Zanella, de 11 anos, era turista de Curitiba e caiu de uma altura de cerca de 70 metros.

Atualizado 7 meses atrás
Equipes de resgate utilizam cordas e tripé de salvamento durante operação noturna de resgate | @ Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Equipes de resgate utilizam cordas e tripé de salvamento durante operação noturna de resgate | @ Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Uma menina autista de 11 anos, identificada como Bianca Zanella, morreu após cair de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), nesta quinta-feira (10). O corpo da criança foi encontrado cerca de dez horas depois, à noite, por equipes do Corpo de Bombeiros, que confirmaram a morte por volta das 23h.

Bianca era de Curitiba (PR) e visitava o parque com os pais quando o acidente aconteceu. Segundo relatos, ela correu em direção à borda do penhasco enquanto a família se dirigia a um banco próximo. O pai ainda tentou alcançá-la, mas não conseguiu impedir a queda. No local, não há nenhuma cerca de proteção.

As buscas mobilizaram bombeiros dos pelotões de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio aéreo da Brigada Militar e auxílio dos Bombeiros Voluntários de Cambará do Sul. Um drone localizou a menina às 17h30, cerca de 70 metros abaixo do ponto de queda. Devido ao terreno acidentado e às condições climáticas, o resgate foi feito com técnicas de rapel e finalizado já à noite.

O governador Eduardo Leite (PSD) prestou solidariedade à família em vídeo publicado nas redes sociais. “Eu quero deixar um abraço, solidariedade, todo o meu carinho para a família que certamente nesse momento sente uma dor imensa, uma perda irreparável. E quero destacar e agradecer toda a dedicação das nossas forças de segurança do Rio Grande do Sul”, declarou.

O Cânion Fortaleza, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, é uma das principais atrações naturais da região. Apesar da beleza imponente, o local não conta com barreiras físicas em vários pontos de observação. Com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, ele é formado por paredes que lembram muralhas.