Manifestantes citam Zumbi e pedem demissão de presidente da Fundação Palmares

"Como nós vamos aceitar, enquanto movimento social negro, que o presidente de um órgão negue a história da escravidão", diz líder de movimento

Fundação Palmares é invadida por grupo de movimento negro em Brasília — © Reprodução

Fundação Palmares é invadida por grupo de movimento negro em Brasília — © Reprodução

Brasil — Cerca de 30  manifestantes invadiram o prédio onde fica localizado a Fundação Cultural Palmares, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (29). O motivo, é a revindicação da posse do novo presidente da instituição, Sérgio Nascimento de Camargo.

Estiveram na manifestação, representantes de diversos movimentos negros do país, todos conectados em um único proposito e com diversas faixas com escritas como “negro de direita é escravo” e “Palmares não é casa grande”.

Alguns seguranças que supervisionavam a área, ainda tentaram impedir o grupo de pessoas subirem até o sétimo andar do prédio, onde o gabinete do novo gestor da instituição fica localizado, mas não foi possível conter os manifestantes.

+ Novo presidente da Fundação Palmares nega racismo e diz que “a negrada reclama porque é imbecil”

Segundo alguns servidores, Sérgio Nascimento estava no prédio no momento da invasão dos protestantes. Os membros dos movimentos negros envolvidos no protesto, criticam o comportamento do novo presidente quando ele se refere a escravidão e ao racismo no país, pelas redes sociais.

“Como é que nós vamos aceitar, enquanto movimento social negro, que o presidente de um órgão que tem como obrigação estar certificando os mais de 5 mil quilombos que nós temos hoje no Brasil, negue a história da escravidão?”, relata a líder do movimento negro do país.