A estreia da turnê de Taylor Swift no Brasil, que aconteceu no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, foi marcada por uma tragédia inesperada. Ana Clara Benevides, de 23 anos, natural de Pedro Gomes, Mato Grosso do Sul, e criada em Sonora, faleceu na noite desta sexta-feira (17) após passar mal durante o evento que atraiu mais de 60 mil pessoas.
A notícia foi confirmada por Estela Benevides, prima da vítima, que recebeu a informação por telefone do médico que tentou reanimar Ana Clara. A jovem desmaiou próximo à grade do estádio e recebeu atendimento imediato, porém, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.
Thiago Fernandes, enfermeiro e amigo próximo de Ana Clara, informou que ela passou por tentativas de reanimação no local por aproximadamente 40 minutos antes de ser transferida para o Hospital Municipal Salgado Filho.
Infelizmente, durante o percurso até o hospital, Ana Clara enfrentou uma segunda parada cardiorrespiratória, agravando consideravelmente sua condição.
A causa oficial da morte foi registrada como parada cardiorrespiratória, mas o contexto do evento também está sendo investigado. A sensação térmica no estádio atingiu surpreendentes 60º C, e relatos extraoficiais indicam mil desmaios durante o show. Nas redes sociais, fãs lamentaram a perda e alguns expressaram descontentamento com a proibição de entrada com garrafas d’água, dadas as condições climáticas adversas.
Taylor Swift, através de seu perfil no Instagram, manifestou profundo pesar pela partida de Ana Clara Benevides.
“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão arrasado estou com você por isso. Tenho muito pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e muito jovem.
Não poderei falar sobre isso no palco porque me sinto dominado pela dor quando quero dizer agora que sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Isso é o que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil.”