Idosa de 100 anos se dedica aos estudos em escola municipal no interior de Pernambuco

Maria Joaquina reside em São Caetano, no Agreste Pernambuco, e está no terceiro ano do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Maria Joaquina, de 100 anos, está no terceiro ano do Ensino Fundamental | @ Robson Santos/TV Asa Branca

Maria Joaquina, de 100 anos, está no terceiro ano do Ensino Fundamental | @ Robson Santos/TV Asa Branca

Aos 100 anos de idade, Maria Joaquina, agricultora aposentada, que reside em São Caetano, no Agreste Pernambuco, mostra que nunca é tarde para iniciar um sonho. Há três anos, ela resolveu se dedicar aos estudos em uma escola municipal, e está no terceiro ano do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em entrevista ao G1 de Caruaru, Maria Joaquina relatou que começou a trabalhar muito cedo na roça, com 13 anos de idade, e não pôde estudar. Ela precisou fazer essa renúncia, para poder se alimentar, especificamente de beiju, farinha e macaxeira.

Com a chegada dos filhos, ela ainda enfrentou a separação do marido e teve que se continuar se sacrificando para cuidar de todos.

“Sem chinelo nos pés, tirei madeira de bloco, limpei mato, arrancava feijão, cavei roça, trabalhava pra todo mundo. Recebia cinco ‘conto’ naquela época. Dava de comer aos filhos e ficava só na vontade de comer”, contou Joaquina.

A centenária tem 11 filhos, dos quais sete deles ainda estão vivos. Ela também tem cerca de 40 netos, 30 bisnetos e 6 tataranetos.

Hoje, ela leva uma vida mais tranquila e dedicada a si e conta com todo o apoio da família. Além de estudar, ela costuma costurar e se voltar a outros hobbies para não ficar parada.

“Eu sinto gosto em estudar, prazer. Se não tiver paciência, não vai. Quem corre, cansa. Quem espera por Deus não cansa”, afirmou Joaquina.

*Com informações do G1 de Caruaru