publicade
Brasil

Homem detona explosivos e morre em ato planejado na Praça dos Três Poderes

O homem foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos.

Publicado: | Atualizado em 14/11/2024 14:53


Um homem, de 59 anos, morreu após detonar explosivos próximos ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em um incidente que também explodiu seu veículo, que estava carregado com fogos de artifício, na noite desta quarta-feira (13).

O responsável pelo ato foi identificado como Francisco Wanderley Luiz. O seu automóvel era um Kia Shuma, que estava estacionado próximo ao prédio da Câmara dos Deputados.

Francisco, chaveiro de profissão e ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em 2020, por Rio do Sul (SC), divulgou mensagens perturbadoras nas redes sociais antes do incidente.

Nas postagens, o homem compartilhou capturas de tela de mensagens enviadas a si mesmo via WhatsApp, onde sugeria ameaças e uma contagem regressiva para os ataques.

Uma das mensagens dizia: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda”.

Em outra, Francisco alertava sobre o perigo de abrir gavetas, armários e depósitos, referindo-se ao início das explosões em um horário específico, “17h48 do dia 13/11/2024”, e mencionando uma possível sequência até o dia 16/11.

Francisco também justificou a escolha da data para o ataque, afirmando não gostar do número 13.

Devido à explosão, os ministros do Supremo foram tirados do prédio às pressas, e a Praça dos Três Poderes foi isolada para prevenir possíveis novas explosões.

Na manhã desta quinta-feira (14), forças de segurança realizarão uma varredura no Congresso, com a suspensão do expediente no Senado e a retomada das atividades na Câmara apenas a partir das 12h.

Uma perícia inicial foi feita pela Polícia Civil do Distrito Federal ainda na noite de quarta-feira, e a Polícia Federal anunciou a abertura de um inquérito para investigar os ataques.

Assuntos ExplosãoSTF

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Joyce Sousa Araújo, de 21 anos | @ Reprodução
Brasil
Bebê nasce de mãe mantida viva por aparelhos após morte cerebral

O parto, antecipado devido a complicações respiratórias, ocorreu antes do previsto, quando a mulher completaria sete meses de gestação.


Acidente
Motorista de ônibus com alagoanos envolvido em acidente em MG não tinha habilitação adequada

O veículo pertence a uma empresa com sede em Arapiraca (AL), que informou que o ônibus passou por revisão antes de iniciar a viagem.


@ Foto: Divulgação
Brasil
Adolescente suspeito de matar casal em Arapiraca é preso em São Paulo

As vítimas foram encontradas sem vida, amarradas e apresentavam sinais de decomposição em novembro de 2024.


Brasil
Ônibus que saiu de Alagoas para o Paraná se envolve em acidente; 50 pessoas ficaram feridas

Segundo informações da Polícia Civil, a pista, que estava escorregadia no momento do ocorrido, pode ter sido a causa da colisão entre os veículos.


Mulher percorreu 2 km com o ex-marido no capô de carro | @ Reprodução
Brasil
Mulher arrasta ex-marido por 2 km no capô de carro para fugir de agressões

De acordo com testemunhas, o homem teria ido até a casa da ex-esposa para ameaçá-la.