Um evento custeado pelo Governo Federal e realizado pelo Ministério da Saúde, o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, que aconteceu em Brasília entre os dias 4 a 6 de outubro, gerou polêmica devido a uma apresentação que incluiu dança erótica nesta quinta-feira (5).
Em vídeos registrados durante o evento, uma mulher é vista realizando uma dança sensual no palco, enquanto uma pessoa ao microfone canta uma versão da música “Batcu”, de Aretuza Lovi com a participação de Valesca Popozuda. A performance foi acompanhada por aplausos de algumas pessoas presentes no palco e na plateia.
O evento foi promovido pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Seu principal objetivo era apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde, proporcionando um espaço para compartilhar ideias e experiências, ampliar o diálogo, estimular a gestão participativa e construir a agenda de territorialização da promoção da saúde no país.
Até a conclusão desta reportagem não havia sido divulgado informações a respeito dos custos levantados para a realização do evento.