Governo não tinha conhecimento sobre rebelião em presídio, diz Moro

"Não havia informação da inteligência", afirma Moro, ao ser questionado sobre o confronto entre facção no presídio de Altamira

Governo não tinha conhecimento sobre rebelião em presídio, diz Moro — © Isaac Amorim

Governo não tinha conhecimento sobre rebelião em presídio, diz Moro — © Isaac Amorim

Brasil — O ministro da justiça Sérgio Moro, afirmou nessa quarta-feira (31), que o governo federal não tinha informações a respeito do confronto entre facções no presídio de Altamira (PA).

Na última segunda-feira (29), uma rebelião no presídio resultou na morte de 58 pessoas. De acordo com informações a rebelião teria começado após uma briga entre integrantes de facções rivais. Desde o ano passado, Moro vem defendendo ações de inteligência com a intenção de combater o crime organizado nos presídio brasileiros.

“Houve esse acontecimento trágico, de presos de facção se matando. Isso não havia informação de inteligência antes, do governo federal, e o que nós temos presente é que não tinha também do governo estadual”, esclareceu Moro, em coletiva a imprensa.

+ Deputado estadual Inácio Loiola se irrita com PMS em aniversário de idosa

A declaração do ministro veio logo após sua participação em um evento em Brasília. Ele foi questionado sobre o fato de o presidente Jair Bolsonaro ter dado a seguinte declaração: “Pergunta para as vítimas dos que morreram lá o que que eles acham. Depois que eles responderem, eu respondo vocês”.

“Existem lá [no Pará] unidades prisionais que devem ser inauguradas em breve, provavelmente vão minimizar essas dificuldades de tratamento da população do sistema prisional. Evidentemente, todos esses fatos são lamentáveis, o que importa é a reação das instituições quanto a eles, e o governo federal, o governo do presidente Jair Bolsonaro, o ministério da Justiça e Segurança Pública está tomando todas as providências necessárias para resolver esse problema”, finaliza Moro.

Infográfico elaborado em: 30/07/2017 — © Reprodução/G1