![](https://www.br104.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Dona-Aida-deixou-dinheiro-reservado-para-custear-a-cerveja-consumida-no-dia-de-sua-partida.jpg)
Dona Aida Laurentino, uma idosa de 80 anos, foi homenageada pela sua família de uma maneira inusitada e carregada de tradição no dia do seu velório, no Rio de Janeiro. No caixão, ela foi acompanhada de um litrão de cerveja e teve sua boca molhada com a bebida.
A família da idosa tem uma tradição peculiar: todos os falecidos com o sangue dos Laurentino são despedidos com festa. Dona Aida, que era festeira, sabendo disso, fez questão de deixar dinheiro reservado em vida para custear a cerveja consumida no dia de sua partida.
Sua sobrinha, Dayane Laurentino, de 37 anos, compartilhou os detalhes desse momento no TikTok, onde o vídeo rapidamente viralizou.
As imagens mostram um clima descontraído, como um encontro de bar. Mesas, cadeiras, garrafas de cerveja e até um jogo do Flamengo na televisão compunham o cenário.
Segundo Dayane, a família segue um ritual: antes do velório, eles bebem em grupo, acompanham o cortejo até a sepultura e depois voltam para o bar, estendendo a despedida até tarde da noite. No caso de Dona Aida, o enterro só terminou após o anoitecer.
“Minha tia era daquelas velhinhas que estavam em tudo, fosse festa ou enterro. Ela deixou claro que queria isso para o dia dela. Até colocamos um litrão no caixão e molhamos a boquinha dela. Tenho certeza de que onde ela está, está em paz e ficaria triste se não tivesse rolado a festa”, contou Dayane ao jornal EXTRA.
A celebração contou com a presença de muitos familiares e amigos, incluindo filhos, netos, bisnetos e sobrinhos de Dona Aida. Ainda assim, alguns parentes preferiram não participar, respeitando seus sentimentos diante da perda.
Dayane ainda brincou sobre a fama da família no bar onde as celebrações costumam ocorrer: “O dono do bar já até conhece a gente. Já falei “mata todo mundo e não morre””, disse ela.