Uma notícia falsa a respeito de uma possível “bolsa picanha”, que estaria sendo disponibilizada pelo Governo Federal, enganou inúmeros brasileiros nesta semana, principalmente, os moradores da cidade de Oeiras, no interior do Piauí. As informações foram divulgadas inicialmente no portal de notícias Metrópoles.
De acordo com a reportagem, os moradores iniciaram um compartilhamento em massa, nas redes sociais, de duas imagens referentes ao suposto benefício, como se fosse um novo programa social do novo governo brasileiro.
As informações nas imagens diziam que o Governo Federal estaria disponibilizando peças de carne para famílias em situação de vulnerabilidade social, através da chamada “bolsa picanha”.
Com isso, os moradores de Oeiras, enganados pela informação, procuraram o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade para ter acesso ao novo “programa social”.
Devido à situação causada pela falsa informação, a Prefeitura de Oeiras divulgou uma nota a desmentindo:
“Não é verdadeira a informação que circula nas redes sociais sobre a distribuição de carnes nos Cras. Em nenhum momento, a ação foi programada ou promovida pela Semas”, escreveu a Prefeitura.
O assunto tinha sido propagado durante durante a campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando, em uma entrevista ao Jornal Nacional da TV Globo, Lula disse que:
“O povo tem que voltar a comer um churrasquinho, a comer uma picanha e tomar uma cervejinha”. Desde então informações falsas a respeito do assunto tem se propagado nas redes sociais.