Brasil

Eclipse solar anular acontece em todo o Brasil neste sábado (14)

Alguns locais do Norte e do Nordeste do país poderão ver o fenômeno em toda sua completude.

Publicado: | Atualizado em 14/10/2023 11:49


Eclipse solar anular | © Reprodução/Twitter
Eclipse solar anular | © Reprodução/Twitter

Neste sábado (14/10), acontecerá o tão esperado eclipse solar anular, que será visível em todo o Brasil, apesar de formas diferentes. Alguns locais do Norte e do Nordeste do país poderão ver o fenômeno em toda sua completude, enquanto outras regiões nem tanto.

Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa diretamente entre a Terra e o Sol. No entanto, ao contrário de um eclipse solar total, onde a Lua cobre completamente o disco do Sol, um eclipse anular é caracterizado por um anel de luz solar que permanece visível ao redor da Lua.

Isso ocorre porque a Lua está mais distante da Terra em sua órbita elíptica naquele momento, fazendo com que seu tamanho aparente seja menor do que o do Sol, resultando nesse famoso “anel de fogo”.

O evento astronômico se estenderá por todo o Brasil, mas apenas oito estados brasileiros terão uma vista privilegiada dele. São eles: Amazonas, Pará, norte de Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e uma parte de Pernambuco.

No entanto, estados como Acre, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, ainda que não possam ver o eclipse solar anular completo, terão um vislumbre de sua beleza.

É importante destacar que observar o eclipse solar sem a proteção devida pode causar danos à visão. Diante disso, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Usar óculos de proteção solar: Certifique-se de usar óculos de proteção solar certificados pela ISO para observar o eclipse, ou com um vidro de máscara de soldador nº 14.
  • Não usar óculos de sol comuns: Óculos de sol comuns não oferecem proteção adequada. Não os utilize para observar o Sol durante um eclipse.
  • Usar filtros solares para equipamentos ópticos: Ao usar telescópios ou binóculos, certifique-se de usar um filtro solar adequado para reduzir a intensidade da luz solar.
  • Evitar tirar fotografias sem proteção: Fotografar o eclipse solar pode danificar a câmera do celular, caso não tenha proteção. Use filtros solares nas lentes da câmera.
  • Evitar observações prolongadas: Não olhe para o eclipse por muito tempo. Faça pausas regulares para descansar seus olhos durante a observação.

 


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vitima de estupro - @reprodução
Brasil
Homem estuprado na porta de casa disse estar traumatizado: “não saio de casa”

O ataque foi capturado por uma câmera de segurança, que mostrou o agressor esperando por João Alexandrino do lado de fora do condomínio.


Homem vítima de estupro - @Reprodução
Brasil
Homem é estuprado na porta de casa quando saía para trabalhar

Segundo imagens capturadas por uma câmera de segurança do local, o agressor já estava à espera de João Alexandrino fora do condomínio e iniciou o ataque assim que a vítima atravessou o portão.


No ano bissexto, é acrescentado um dia a mais ao calendário
Brasil
Brasil só terá mais 5 feriados que caem em dia de semana em 2024

O próximo cairá nesta quarta-feira, em 1º de maio, que se trata do Dia do Trabalho


Hospital da Restauração | @ Reprodução
Brasil
Paciente rouba arma, mata segurança e morre ao tentar fugir de hospital do Recife

Paciente aproveitou a troca de guarda, quando um vigilante passou a arma para outro, para tomar o armamento.


Caramelo venceu o câncer após três meses de tratamento | @ Metrópoles
Brasil
Vira-lata resgatado conclui tratamento contra câncer e emociona a web

Caramelo foi resgatado da rua por sua tutora em 2022, mas um ano depois ele foi diagnosticado com  um Tumor Venéreo Transmissível (TVT).