Brasil

Desaparecido por 50 dias conseguiu sobreviver se alimentando de maracujá e mel em mata no Ceará

O agricultor contou a família que, nesse meio tempo, se alimentou apenas de maracujá do mato, jerimum e de enxu de abelha.

Publicado:


José estava desaparecido desde o começo do mês de junho | © Reprodução
José estava desaparecido desde o começo do mês de junho | © Reprodução

Um homem, de 39 anos, que estava desaparecido há 50 dias, foi encontrado com vida nesta segunda-feira (24), na zona rural do município de Independência, a 310 quilômetros de Fortaleza. José Cristóvão Rodrigues da Costa, que é agricultor, conseguiu sobreviver nesse período se alimentando de animais e vegetais no mato.

Segundo informações da imprensa local, José desapareceu no começo do mês de junho, enquanto viajava de ônibus da cidade de Leme, em São Paulo, para o município cearense de Pedra Branca, onde sua família mora.

No entanto, segundo os familiares, durante o trajeto, em ligação, o agricultor apresentou confusão mental ao dizer que estava sendo perseguido, e que alguém queria matar ele. Imediatamente, a família tentou acalmá-lo e ainda entrou em contato com o motorista, para que tivesse cuidado com o trabalhador.

“Os primeiros sinais que ele passou, que a gente viu que ele tava com problema, foi na viagem, na Bahia. Ele começou a apresentar sinais, que tinha um pessoal no ônibus que queria matar ele, mania de perseguição. A todo momento ele falava que o pessoal ia matar ele”, contou a irmã de José, Antoniclé Rodrigues.

Como medida de precaução, os parentes resolveram adiantar e esperar José em Cruzeta, em Pedra Branca, onde haveria uma parada para os passageiros descerem, mas ele já havia abandonado a bagagem, descido do ônibus e desaparecido antes do ponto.

“A gente ficou desde essa segunda-feira [5 de junho] na Cruzeta procurando, familiares, amigos, a polícia, o Corpo de Bombeiros, os guardas [municipais], o canil, helicópteros, tudo veio, mas infelizmente não tivemos êxito na procura. A gente não conseguiu nem um rastro, nem uma pista de onde ele poderia estar, porque é muito mato”, disse Antoniclé.

José foi encontrado 50 dias depois em um sítio do município de Independência, vizinho a Pedra Branca, a mais de 30 quilômetros de onde desapareceu. No período em que ficou desaparecido, ele se recusou a pedir ajuda e evitou as estradas, pois acreditou que ainda estava sendo perseguido.

O agricultor contou a família que, nesse meio tempo, se alimentou apenas de maracujá do mato, jerimum e de enxu de abelha. “Ele chegava a comer com casca [o mel com a casca da colmeia] e tudo. Chegou a encontrar dois peixes e bebia muita água contaminada. Acho que foi isso que fez ele sobreviver até agora”, relatou Antoniclé.

O trabalhador apenas resolveu pedir ajuda, quando passou a confiar em um agricultor, que ele vinha observando de longe por uma semana, em uma roça da região. José o abordou, pediu comida e telefone para entrar em contato com as irmãs.

Após atestar a veracidade da informação, a família do agricultor foi até o local onde o homem estava e o encontrou ainda assustado, mas depois de um tempo de resistência, ele aceitou ir para casa com os familiares.

José está internado e sendo medicado no hospital municipal de Pedra Branca. Ele passará por atendimento psiquiátrico.

 


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vitima de estupro - @reprodução
Brasil
Homem estuprado na porta de casa disse estar traumatizado: “não saio de casa”

O ataque foi capturado por uma câmera de segurança, que mostrou o agressor esperando por João Alexandrino do lado de fora do condomínio.


Homem vítima de estupro - @Reprodução
Brasil
Homem é estuprado na porta de casa quando saía para trabalhar

Segundo imagens capturadas por uma câmera de segurança do local, o agressor já estava à espera de João Alexandrino fora do condomínio e iniciou o ataque assim que a vítima atravessou o portão.


No ano bissexto, é acrescentado um dia a mais ao calendário
Brasil
Brasil só terá mais 5 feriados que caem em dia de semana em 2024

O próximo cairá nesta quarta-feira, em 1º de maio, que se trata do Dia do Trabalho


Hospital da Restauração | @ Reprodução
Brasil
Paciente rouba arma, mata segurança e morre ao tentar fugir de hospital do Recife

Paciente aproveitou a troca de guarda, quando um vigilante passou a arma para outro, para tomar o armamento.


Caramelo venceu o câncer após três meses de tratamento | @ Metrópoles
Brasil
Vira-lata resgatado conclui tratamento contra câncer e emociona a web

Caramelo foi resgatado da rua por sua tutora em 2022, mas um ano depois ele foi diagnosticado com  um Tumor Venéreo Transmissível (TVT).