Deputado alagoano pede urgência na aprovação do vale gás

O programa Gás para os Brasileiros foi aprovado no Senado e voltará para a Câmara.

Hugo Barreto/Metrópoles

Hugo Barreto/Metrópoles

Na última terça-feira (19/10), foi aprovado no Senado o programa Gás para os Brasileiros, que garante a famílias carentes um valor financeiro para o custeio do gás de cozinha. Esse benefício será pago a cada dois meses e terá duração de cinco anos.

O projeto do senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi aprovado por 76 votos favoráveis e um contrário. O texto agora segue para apreciação da Câmara.

O valor do programa Gás para os Brasileiros irá variar entre 50% e 100% do preço do botijão, dependendo da renda e da região do país. Segundo estimativas do Congresso Nacional, a medida poderá beneficiar 20 milhões de famílias que ganharão a ajuda a cada dois meses.

O deputado federal por Alagoas, Marx Beltrão, comentou a aprovação do projeto.

“Os brasileiros e brasileiras, principalmente os de baixa renda, já não suportam mais o valor absurdo pago pelo botijão de gás. Há famílias usando lenha. Um retrocesso. Este vale precisa ser aprovado de forma rápida. Milhares de pessoas precisam deste benefício”, destacou ele.

Marx defende que o vale gás seja criado sem aumento de impostos:

“Nosso papel agora é deliberar sobre a matéria, garantindo que a forma de custeio seja justa, sem aumento de impostos e sem repasse para o preço dos demais combustíveis e que, principalmente, o objetivo inicial seja atingido, que é garantir às famílias em situação de vulnerabilidade social a aquisição do gás de cozinha. Não podemos ficar passivos diante da crise econômica que vem penalizando a maioria mais pobre de nosso país. O vale gás é uma bandeira que defendo e vou defender em meus posicionamentos na Câmara dos Deputados, porque nosso trabalho é para beneficiar brasileiros e alagoanos mais humildes”, finalizou.

Marx Beltrão | © Agência Câmara