“Democracia, soberania e união”: Saiba como será o desfile do Dia da Independência em Brasília

O desfile terá quatro eixos temáticos: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia.

Feriado do Dia da Independência — © Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação

Feriado do Dia da Independência — © Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação

Nesta quinta-feira (7/9), no Dia da Independência do Brasil, Brasília se prepara para o desfile tradicional de todos os anos. Neste ano, a programação foi feita pelo governo do presidente Lula (PT), que está em seu terceiro mandato.

Para a solenidade, é esperado um total de 30 mil pessoas, além da presença do presidente e de outras autoridades. A celebração acontecerá na Esplanada dos Ministérios, com o início do desfile previsto para as 9h, que contará com tanques, lançador múltiplo de mísseis e foguetes, além de blindados mais antigos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Além disso, o momento terá a execução do Hino Nacional e a apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

Ao todo, na força militar, participarão das festividades cerca de 2 mil militares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), de unidades especializadas e 500 policiais civis do DF.

Neste ano, o evento será diferente dos anos anteriores. Com o slogan “Democracia, soberania e união”, o desfile será dividido em quatro eixos temáticos: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia.

Os quatro eixos

O eixo Paz e Soberania será composto por militares das Forças Armadas que participaram de missões de paz das Nações Unidas (ONU) e por integrantes de associações em memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O eixo Ciência e Tecnologia será representado por alunos dos Institutos Militar de Engenharia, Tecnológico da Aeronáutica e engenheiros militares da Marinha do Brasil.

O eixo Saúde e Vacinação contará com o Zé Gotinha, e também com integrantes do serviço da saúde das Três Forças.

E, por último, o eixo Defesa da Amazônia terá a participação dos militares do Exército Brasileiro, com soldados de origem indígena.

Dragões da Independência

O 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, ou Dragões da Independência – como são chamados -, que tem como missão cuidar das instalações da Presidência, também desfilarão.

Fogo simbólico da Pátria

O fogo simbólico da Pátria será conduzido pelo medalhista de ouro no boxe nas Olímpiadas de Tóquio 2020, o 3º sargento Hebert Conceição, que será acompanhado por alunos e esportistas dos colégios militares de Brasília.

Desfile escolar

Mais de 550 alunos de escolas públicas e projetos sociais do Distrito Federal desfilarão, além de estudantes do Centro Educacional 619 de Samambaia, que conduzirão as bandeiras do Brasil, dos estados e do DF.

Encerramento

A tradicional apresentação área, a Esquadrilha da Fumaça, será feita pela Força Área Brasileira (FAB).