Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar e ignorado por Bolsonaro

A cerimônia do evento está prevista para acontecer no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles

Filme brasileiro Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar 2020 — © Reprodução

Filme brasileiro Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar 2020 — © Reprodução

Brasil — O filme da produtora brasileira Petra Costa, “Democracia em Vertigem”, foi indicado ao Oscar 2020, na categoria de melhor documentário de longa-metragem. O longa aborda temas como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e a crise política enfrentada recentemente pelo Brasil.

Lançado em junho de 2019 pela plataforma de Streaming Netflix, o Democracia em Vertigem, coloca a produtora mineira de 36 anos pela primeira vez na disputa dos melhores do cinema este ano. Petra já tem obras conhecidas no país, como: Elena, produzido em 2012, e o Olmo e a gaivota de 2014.

A indicação do longa foi bastante comemorada por Petra Costa, em suas redes sociais. Ela pode ser a única brasileira a trazer o prêmio na categoria de melhor documentário para casa este ano.

+ Aumenta o número de vítimas de doença misteriosa em Minas Gerais

Outro filme produzido por um brasileiro que também está sendo bem indicado é o “Dois papas”, dirigido por Fernando Meirelles. O filme tem três indicações: Melhor roteiro adaptado, melhor ator e melhor ator coadjuvante, mas nenhuma na lista de diretores.

Veja os indicados:

American factory, The cave, Democracia em vertigem, For Sama e Honeyland. A cerimônia do evento está prevista para acontecer no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.

Na manhã desta terça-feira (14), no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi questionado a respeito do longa. Na ocasião ele respondeu aos jornalistas: “Para quem gosta do que urubu come, é um bom filme”.

Um outro jornalista indagou se o presidente teria assistido o filme e Bolsonaro respondeu: “Eu vou perder tempo com uma porcaria dessa?”.