Criança de 3 anos que precisava de transplante acha doador em menos de cinco horas na lista de espera

Ana Lívia foi diagnosticada com miocardiopatia dilatada, e estava na fila para um transplante de coração

O procedimento foi realizado em menos de 24 horas | @ Reprodução/ HCM

O procedimento foi realizado em menos de 24 horas | @ Reprodução/ HCM

Uma criança de três anos, que estava na fila para um transplante de coração, conseguiu um doador em menos de cinco horas depois de ser incluída na lista de espera, segundo o site Metrópoles.

Ana Lívia foi diagnosticada com miocardiopatia dilatada, condição que deixa o órgão maior do que o normal. Ela foi priorizada na ordem de doações por se tratar de uma situação de emergência.

De acordo com o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, o procedimento foi finalizado com sucesso menos de 24 horas depois de iniciado.

O “novo” coração de Ana Lívia veio de Cuiabá, Mato Grosso. O órgão foi transportado em seis horas e vinte minutos para São Paulo.

Segundo a cardiologista pediátrica do HCM, Alexandra Siscar Barufi, o tipo sanguíneo de Ana e a necessidade de urgência para o transplante foram essenciais para a rápida localização de um doador.

“O estado de saúde da Ana Lívia era muito grave, o que a levou ser prioridade, e ela ter o sangue AB positivo permitiu receber doadores de todos os tipos sanguíneos”, disse ela.