Coronavac: Doria apresentará plano estadual de vacinação no dia 7

A Coronavac é uma vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida no Brasil no Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac

João Doria (Reprodução)

João Doria (Reprodução)

O governador do Estado de São Paulo João Doria (PSDB), disse que irá apresentar um plano estadual de vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (7/12). O tucano afirmou que o plano já está pronto há mais de 20 dias.

Na coletiva dada por Doria nesta quinta-feira (3/12), ele criticou o plano preliminar do governo federal, que tem a previsão de iniciar a vacinação em março. O governador ratificou que em São Paulo a imunização irá começar em janeiro.

“Não serei irresponsável, como está sendo o governo federal, ao colocar para março vacinação que deveria começar em janeiro. Um ato de absoluta irresponsabilidade do governo federal”, disse Doria.

De acordo com Doria, esse “atraso de 90 dias”  equivale à morte evitável de quase 60 mil brasileiros.

“Se o governo federal incluir em plano de imunização São Paulo, como é o seu dever e sua obrigação, e incluir a compra da vacina (a Coronavac), como é seu dever e sua obrigação, nós seguiremos o Programa Nacional de Imunização (PNI). Mas, se não o fizer, São Paulo começa a vacinar a partir de janeiro a totalidade da população com os recursos do governo do estado”, apontou.

Vale ressaltar que ainda não há vacina contra Covid-19 aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação.

A Coronavac é uma vacina  que está sendo desenvolvida no Brasil no Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.

A vacina já se encontra na fase final de testes clínicos em humanos, e os resultados de sua eficácia serão anunciados na primeira quinzena de dezembro. O governo paulista espera que o imunizante seja aprovado em janeiro pela Anvisa.