Conheça o programa ID Jovem do Governo Federal

Mesmo obtendo vários benefícios, o programa não é conhecido como deveria ser pelos jovens

ID Jovem — © Reprodução

ID Jovem — © Reprodução

Brasil — O projeto do Governo Federal ‘ID Jovem‘ que fornece aos jovens brasileiros de baixa renda um documento digital que concede benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e também a vagas gratuitas ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual, atendendo ao Decreto 8.537/2015, tem ganho cada vez mais cadastros de jovens brasileiros.

No ano passado o programa bateu recorde ultrapassando mais de 500 mil identidades ativas, o que totaliza um aumento de 21,3% comparado ao ano anterior. No Brasil, são mais de 15 milhões de jovens que podem ter acesso aos direitos garantidos pelo programa.

+ Alexandre Lima participa do RenovaBR em São Paulo

Os jovens brasileiros com idade média entre 15 a 29 anos terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Para que o benefício seja solicitado o cidadão deve estar inscrito no Cadastro Único do Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Desta forma, os dados da pessoa interessada serão analisados e se por ventura for aprovado, o sistema gera o número do NIS, responsável para solicitar o ID Jovem.

O cadastro deve ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do município em que o solicitador reside, bastando apenas levar os seguintes documentos. “RG, CPF, Título de eleitor, Certidão de casamento, Comprovante de residência, Carteiras de trabalho CTPS, Atestados de matrícula escolar, Contratos de aluguel”.