Conheça a vacina contra Covid-19 que poderá ser usada na rede particular

A Covaxin está na terceira fase de estudos na Índia, ela vem sendo testada desde julho de 2020 pela farmacêutica Bharat Biotech

Vacina Covaxin (Reprodução)

O presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Geraldo Barbosa, disse no último domingo (03/01), que a entidade está tentando adquirir 5 milhões de doses da vacina Covaxin, feita na Índia. O objetivo é de que essa vacina seja comercializado por clínicas particulares.

A Covaxin já foi aprovada para uso emergencial em seu país de origem, porém, está rodeada de polêmicas. Especialistas criticam a falta de transparência do processo, e também contestam a eficácia do imunizante.

A vacina indiana é uma das cogitadas pelo programa de vacinação do governo brasileiro, que chegou a afirmar que já assinou um memorando de entendimento com a Bharat Biotech, responsável pela fórmula.

Apesar disso, a farmacêutica, ainda não teria respondido sobre quantas doses disponíveis terá, e qual a data para de entrega.

A Covaxin está na terceira fase de estudos na Índia, ela vem sendo testada desde julho de 2020 pela farmacêutica Bharat Biotech, com com 26 mil participantes, mas no Brasil, ainda não está sendo testada.

As clínicas particulares que forem comercializar o imunizante, devem seguir a ordem de vacinação prevista no Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, dando preferência a profissionais da saúde e idosos.

Como funiciona a Covaxim

O imunizante indiano funciona com um vetor inativado, ou seja, usa o próprio coronavírus manipulado em laboratório para que ele não consiga se reproduzir dentro do organismo. Uma vez que o corpo reconhece o invasor, cria uma defesa específica e, caso o paciente seja exposto novamente ao patógeno, seu organismo já saberá como agir.

Mulher sendo vacinada — © reprodução