Confronto entre facções rivais em presídio deixa 57 mortos

A rebelião começou por volta das 7h, durante o café da manhã. 41 detentos morreram asfixiados e 16 foram decapitados

Centro de Recuperação Regional de Altamira — © Divulgação

Centro de Recuperação Regional de Altamira — © Divulgação

São Paulo — Considerada a maior chacina do ano dentro de presídios do país, a rebelião ocorrida nessa segunda-feira (29), no Centro de Recuperação Regional de Altamira, unidade prisional no sudoeste do Pará, deixou 57 motos, segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).

Segundo o Susipe, a rebelião começou por volta das 7h, durante o café da manhã. 41 detentos morreram asfixiados e 16 foram decapitados. Esta é a a maior rebelião do ano, superando a de maio, quando uma sequência de ataques nos presídios do Amazonas deixou ao menos 55 mortos.

O motivo do massacre é uma disputa entre duas facções criminosas pelo controle da unidade prisional de Altamira, segundo o governo do Pará. O próprio Centro de Recuperação de Altamira, onde morreram os detentos desta segunda, já havia sido palco de uma rebelião em setembro do ano passado, em que sete pessoas foram mortas.

Por conta do massacre, o Gabinete de Gestão da Segurança Pública determinou a transferência imediata de 46 presos envolvidos no confronto. Desses presos, 16 foram identificados como líderes das facções criminosas. Dez deles irão para o regime federal. Já demais presos serão redistribuídos pelos presídios no Pará.

Em nota, o superintendente do Susipe, Jarbas Vasconcelos, afirmou que “o ato foi dirigido. Os presos chegaram a fazer dois agentes reféns, mas logo foram libertados, porque o objetivo era mostrar que se tratava de um acerto de contas entre as duas facções, e não um protesto ou rebelião dirigido ao sistema prisional”.

+ Após 15 mortes em presídio, novo massacre deixa 40 mortos em cadeias no AM

A Polícia Militar (PM) conseguiu conter a rebelião e fez ao longo do dia uma vistoria para recontar os detentos e avaliar os danos à unidade.