CNM pede adiamento das eleições e votação única em 2022

Se aceita a proposta, as eleições em 2022 escolheriam tanto prefeito municipal como presidente da república

Publicado em: 28/05/20 às 10:26 | Atualizado em 28/05/2020 15:03
Por Redação


Urna Eletrônica - @reprodução
Urna Eletrônica - @reprodução

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) enviou uma carta na última quarta-feira (27) ao novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, pedindo que as eleições municipais programadas para acontecerem em 2020, sejam adiadas para 2022.

A proposta é que haja uma unificação de mandatos, com eleições gerais em 2022, prorrogando os mandatos dos prefeitos e vereadores por mais dois anos.

O pedido também foi enviado para o Congresso Nacional pelo presidente da entidade, Glademir Aroldi, expondo os riscos de uma eleição em meio a pandemia do novo coronavírus.

A proposta para o adiamento das eleições 2022 é fruto de uma preocupação em relação aos estudos científicos que preveem que a pandemia do novo coronavírus deve estar bastante agressiva até o fim desse ano. Por tanto, considera-se um risco à vidas, ter que expor as pessoas a sair de suas casas e ir às urnas escolher seus vereadores e prefeitos.

Por outro lado, entende-se que, caso hajam eleições, a democracia pode ser prejudicada, uma vez que muitos idosos podem evitar sair de casa para ir votar. O Brasil tem 1.313 com mais de 60 anos – sendo que 1.040 possuem o direito à reeleição, manter o calendário de eleições pode prejudicar diretamente as campanhas desses prefeitos.

Um outro ponto apontado pela CNM, é a desigualdade que existe no país em relação ao acesso a internet. Os candidatos de cidades maiores e mais desenvolvidas, poderão usar a internet, rádio e TV, para comunicar com seu eleitorado, enquanto que municípios com menos de 100 mil habitantes, não possuem direito a horários eleitorais gratuitos na TV, e a campanha precisa ser na rua, na porta do eleitor, o que causa um enorme risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Ainda não existe nenhum sinal por parte do TSE de que a recomendação será aceita, embora o Senado já avalie um projeto do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), que sugere o adiamento das eleições para 6 de Dezembro de 2020.


Moradores se unem e limpam mato em bairro de União dos Palmares

Segundo Edson Veinho, líder comunitário do Newton Pereira, cerca de 15 voluntáros se reuniram para limpar o mato na avenida e na quadra do bairro.

Há 12 horas atrás | Redação

O que é o Renda Brasil: O guia completo sobre o novo Bolsa Família

Renda Brasil é o novo programa de renda básica do governo federal, que vem sendo anunciado pelo ministro Paulo Guedes, e deverá substituir o Bolsa Família

Há 2 dias atrás | Redação

Caminhão capota na BR-104 em São José da Laje

Só no primeiro semestre de 2020, cerca de 20 acidentes aconteceram no local, alguns deles com vitimas fatais.

Há 2 dias atrás | Redação

Cientistas recomendam lockdown em Maceió e desaprovam flexibilização de Rui

O Comitê Científico também recomenda a instalação de barreiras sanitárias, em todas as entradas de acesso à Capital alagoana

Há 2 dias atrás | Redação

IMA liberta mais de 500 pássaros e apreende 450 gaiolas em União e Murici

Na operação, foram soltos diversos animais ameaçados de extinção. Além disso, armas de fogo e multas foram aplicadas nos responsáveis

Há 2 dias atrás | Johny Lucena | BR104

Comitê Científico prevê surto de Covid-19 em União e mais 4 cidades de Alagoas

O Comitê também recomenda que seja decretado o lockdown na cidade de Maceió

Há 3 dias atrás | Redação

Thiago Paes fala sobre expectativa do CRB para o retorno da Copa do Nordeste

A competição será disputada em sede única, e o Galo jogará contra o Ceará em seu retorno ao futebol brasileiro

Há 3 dias atrás | Johny Lucena | BR104

SINTEAL sobre Renan Filho; “O que o governador tem a esconder?”

O texto trás uma série de acusações contra o governador de Alagoas, e expõe a luta de Renan contra a classe sindical no Estado.

Há 3 dias atrás | Redação

Poder público não é obrigado a fornecer máscaras à população, decide Bolsonaro

Para Bolsonaro, estados e municípios devem ter autonomia para determinar tais medidas em seus territórios.

Há 3 dias atrás | Redação

Motoristas do transporte intermunicipal vão “fechar” Alagoas em novo protesto

Segundo informações repassadas por representantes das associações, os motoristas planejam "fechar" todas as principais rodovias de acesso ao Estado.

Há 3 dias atrás | Redação