Cariocas retomam suas rotinas amedrontados após ação policial no Complexo do Alemão

A operação ocorrida na semana passada, fez com que moradores do Complexo do Alemão tivessem que cancelar compromissos e foram proibidos de saírem de casa.

Mulher no Complexo do Alemão | © Fabio Teixeira/Getty Images

Moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, retomam nesta segunda-feira (25/07), suas atividades amedrontados após viverem dias de tensão diante do confronto entre a polícia e integrantes de facções criminosas, ocorridos na semana passada.

No confronto, segundo à imprensa, foram confirmados a morte de 18 pessoas, entre as vítimas estão duas moradoras identificadas como Solange Mendes, de 49 anos e Letícia Marinho de Sales, de 50. Além do cabo Bruno de Paula Costa, que atuava na operação.

Desde que a ação planejada pela Polícia Militar e Polícia Civil, que contaram com o apoio das equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) foi executada, os moradores da região tiveram que interromper suas atividades devido o cenário de guerra que presenciaram.

No sábado (23/07), a polícia identificou 15 pessoas consideradas suspeitas entre às 19 vítimas fatais. De acordo com informações, 10 das 15 vítimas identificadas têm antecedentes criminais, três deles tinham mandados de prisão em aberto.

Vítima morta sendo carregada por moradores do Complexo do Alemão | © Eduardo Anizelli/Folhapress

Veja que são os mortos em operação

1: Anderson Luiz Bezerra Fonseca;
2: Bruno Luiz Soares da Silva;
3: Bruno Neves Leal;
4:Bruno de Paula Costa (Cabo da UPP Nova Brasília);
5: Diego Barbosa da Silva;
6: Emerson de Souza Teixeira;
7: Emerson josé Costa Junior;
8: Fernando Nascimento da Silva;
9: Gabriel Farias da Silva;
10: Jhonathan Vitor Ferreira Nunes;
11: Letícia Marinho Sales;
12: Luan de Araujo Rosário;
13: Luiz Cláudio Rozendo Lopes Júnior;
14: Marcos Paulo Nascimento da Silva;
15: Rafael Correia de Melo;
16: Wanderlei Gomes de Lacerda;
17: Wellington Moura da Silva Júnior;
18: Solange Mendes da Silva.

Entenda o caso

Na última quinta-feira (21/07), a PM, PC, BOPE e CORE deu início a uma operação por volta das 5h30. Moradores da o Complexo do Alemão relataram que foram acordados com rajadas de tiros e helicópteros sobrevoando a região. Na manhã do mesmo dia, centenas de moradores foram impedidos de saírem de suas residências devido o confronto.

A operação tinha o objetivo de coibir crimes como roubos de cargas e de veículos em regiões como a Grande Rio, Baixada e Niterói. De acordo com informações da polícia, vários criminosos que atuavam nessas localidades estão foragidos.