Bolsonaro sanciona auxílio de R$160 milhões para asilos

A distribuição desse recurso é uma medida considerada emergencial em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Idoso em um abrigo de longa permanência - @reprodução

Idoso em um abrigo de longa permanência - @reprodução

A lei que destina R$160 milhões para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (30).

Esse valor será dividido entre 2,6 mil asilos espalhados por todo o país, através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O critério de distribuição desse valor, deverá levar em conta o número de idosos que cada instituição atende, e o recurso deverá ser usado integralmente para atender a população idosa.

A distribuição desse recurso é uma medida considerada emergencial em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O valor deverá ser usado para a compra de equipamentos de proteção individual e produtos de higiene básico, além de estruturação de espaços para isolamento de pacientes com suspeita da Covid-19 ou com sintomas leves.

Para receber o benefício, cada instituição precisa preencher um formulário de cadastro, que pode ser encontrado clicando aqui, junto com mais detalhe sobre o recurso.

Abrigo Santo Antônio, em União dos Palmares

A diretora do abrigo Santo Antônio, em União dos Palmares, no interior de Alagoas, Ana Paula Moura, fez o cadastro em tempo hábil. A expectativa é que o abrigo seja aprovado para receber o auxílio.

Recentemente ela concedeu uma entrevista ao site A Publica, onde falou das dificuldades de conduzir o abrigo nesse tempo de pandemia.

– Começamos a montar planos de ação antes mesmo da pandemia chegar ao Brasil, mas vimos que seria muito difícil executar ações de prevenção e combate à proliferação do vírus, se o poder público não cumprisse seu papel. Fizemos malabarismo para conseguir comprar EPIs, álcool gel e líquido, reforçar a compra de material de limpeza, instalar lavatório de mãos na entrada da entidade – Disse ela.

Atualmente, 28 idosos do abrigo tiveram confirmação para Covid-19, houve duas mortes e há três casos suspeitos.

[sliderpro id=”6″]