publicade
Brasil

Bolsonaro e aliados são denunciados pela PGR por tentativa de golpe de Estado

De acordo com a acusação, Bolsonaro liderou uma organização criminosa contra a democracia.

Publicado: | Atualizado em 19/02/2025 16:05


Jair Bolsonaro - @Reprodução
Jair Bolsonaro - @Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta quarta-feira (18), uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu grupo de aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022.

De acordo com a acusação, Bolsonaro liderou uma organização criminosa contra a democracia, com o objetivo de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e instaurar um “projeto autoritário de poder”.

A PGR denunciou Bolsonaro e os demais envolvidos pelos crimes de: liderança de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado por violência e grave ameaça contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.

O decreto golpista e a tentativa de pressionar os militares

A denúncia aponta que Bolsonaro editou a versão final do decreto golpista apresentado em 14 de dezembro de 2022 pelo general Paulo Sérgio Nogueira aos comandantes das Forças Armadas.

O documento previa a decretação do Estado de Defesa, concedendo poderes extraordinários ao então presidente, e a criação da “Comissão de Regularidade Eleitoral”, que revisaria o resultado das eleições.

O general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, confirmou à PGR que a minuta final era ainda mais abrangente do que a versão original discutida por Bolsonaro.

A intenção da reunião, segundo a denúncia, era pressionar os militares a apoiar o golpe e fornecer suporte armado para impedir a posse de Lula.

Espionagem contra Moraes e plano de assassinato

A delação de Mauro Cid revelou que Bolsonaro ordenou diretamente o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes. A espionagem fazia parte da Operação “Copa 2022”, que visava a “neutralização” do magistrado.

Segundo a PGR, Bolsonaro reforçou a ordem de vigilância às vésperas do Natal de 2022.

A denúncia também afirma que o ex-presidente estava ciente e concordou com um plano para assassinar Lula e Moraes.

Nomeado “Punhal Verde Amarelo”, o plano incluía: execução de Alexandre de Moraes e envenenamento de Lula; controle total dos Três Poderes após a eliminação de opositores; eriação de um gabinete para organizar a nova ordem golpista.

Um áudio de um assessor de Bolsonaro, revelado pela PGR, confirma que o ex-presidente sabia da conspiração e esperava que fosse executada até 31 de dezembro de 2022.

STF decidirá se aceita a denúncia

Agora, caberá ao Supremo Tribunal Federal decidir se aceita a denúncia da PGR. Caso seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus e responderão a um processo penal no STF.

O julgamento contará com coleta de provas, depoimentos de testemunhas e a apresentação da defesa dos réus.

Ao final do julgamento, o STF poderá condená-los ou absolvê-los, sendo possível que a defesa apresente recursos dentro do próprio tribunal.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Pronunciamento do governador de Sergipe | @ Reprodução/Redes sociais
Brasil
Prefeita e governador lamentam morte de criança alagoana atropelada em Aracaju

Alice, natural de Igreja Nova, Alagoas, estava a passeio com sua família quando foi atingida por uma motocicleta.


@ Imagem ilustrativa
Brasil
Mulher é suspeita de queimar o pênis do marido e atacá-lo com facão após flagrar traição

Ela teria flagrado o marido nu e encontrado mensagens comprometedoras entre ele e a irmã dela.


@ Foto: Google Street View/Reprodução
Brasil
Cerca de 20 crianças são levadas ao hospital após filha de traficante levar cocaína para escola

A criança, de 4 anos, acreditava que a substância era bala de coco e distribuiu os pacotes entre seus colegas.


Gabriel Monteiro
Brasil
Justiça concede liberdade a Gabriel Monteiro, acusado de estupro e outros crimes

No entanto, ele deverá ser monitorado por tornozeleira eletrônica.


@ Reprodução/ Arquivo pessoal
Brasil
Mulher morre após cair do segundo andar de academia

A vítima, identificada como Denise de Oliveira, ficou presa na grade de segurança do estabelecimento.