Brasil

Anciã passa por duas cirurgias após ter perna errada operada

Secretaria municipal de Saúde afirmou 'que não procede a informação de que foi realizada cirurgia na perna errada'

Publicado: | Atualizado em 23/08/2019 15:56


Zailde dos Santos Olanda, de 81 anos, está internada há cerca de uma semana em um hospital no Rio de Janeiro — © Arquivo Pessoal
Zailde dos Santos Olanda, de 81 anos, está internada há cerca de uma semana em um hospital no Rio de Janeiro — © Arquivo Pessoal

Rio de Janeiro — Familiares de Zailde dos Santos Olanda, de 81 anos, internada há cerca de uma semana em um hospital no Rio de Janeiro, acusam a unidade de erro médico. Isto porque, segundo eles, a anciã foi submetida a uma cirurgia onde o médico responsável pelo procedimento teria operado a perna errada.

Kálenca Priscila Silva de Olanda, de 22 anos, relatou que a avó está internada no Hospital municipal Pedro II, em Santa Cruz, e foi submetida na última quarta-feira (21) a uma cirurgia na perna esquerda. No entanto, ela teria chegado à unidade de saúde com uma infecção na região da prótese de fêmur direito. A troca foi percebida na hora da visita.

“A cirurgia foi realizada, mas não retiraram a prótese. O médico disse que não tinha secreção. Quando chegamos ao local, percebemos que a mãozinha dela estava suja de sangue. Depois, vimos que a perna operada foi a esquerda. Operaram a perna errada. Agora, ela está dormindo. Está fraquinha”, disse a neta.

Após a descoberta, revoltada, a família procurou a ouvidoria da unidade de saúde, mas não havia funcionário no setor. Ao tentar conversar com o médico responsável pelo procedimento, os parentes foram informados de que ele estava em outra cirurgia.

Em nota enviada à imprensa, a Secretaria municipal de Saúde informou que o procedimento foi para tratar uma úlcera e que a correção da prótese ainda seria agendada. Afirmou ainda que não procede a informação de que foi realizada cirurgia na perna errada.

+ Homem que agrediu ancião até a morte é preso no interior paulista

No entanto, a família discorda: “É uma informação que não procede. Estão querendo omitir o erro. Estamos lidando com uma senhora, com um ser humano. É um direito nosso”, disse a filha da idosa, a professora Simone dos Santos Olanda, de 49 anos, acrescentando que vai entrar com um processo contra o hospital.

Nova cirurgia

Nessa quinta-feira (22), Zailde dos Santos Olanda passou por um novo procedimento cirúrgico no Hospital municipal Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Desta vez, o procedimento foi realizado na perna direita, que possui uma prótese na área do fêmur.

De acordo com informações da Secretaria municipal de Saúde, ela tem “quadro estável” de saúde.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Carteira de Habilitação na mão de uma pessoa
Brasil
Motoristas das categorias C, D e E podem perder a habilitação por falta de um exame

A falta do exame dentro dos prazos estipulados pode resultar em uma multa de R$ 1.467,35, categorizada como infração gravíssima


Telefone Popular - @Reprodução
Brasil
Você sabia? Inscritos no CadÚnico têm direito ao Telefone Popular; peça o seu

O Telefone Popular oferece uma série de benefícios e características projetadas para atender as necessidades das famílias beneficiárias


Cuidadora com corpo de homem para pegar empréstimo - @Reprodução
Brasil
Sobrinha que levou o tio morto para sacar empréstimo é presa em flagrante

Ela foi presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver.


Cuidadora com corpo de homem para pegar empréstimo - @Reprodução
Brasil
Sobrinha leva o tio morto para sacar empréstimo de R$ 17 mil no banco

A mulher tentou falsificar a assinatura do tio para acessar o empréstimo já aprovado.


Rutiele Pereira - @Reprodução
Brasil
Por fofoca, mulher que esquartejou ex é morta na prisão com um soco

Segundo as detentas, a confusão começou depois da refeição e da oração, quando Jessica Vieira de Lima acusou Rutiele de falar mau de outras colegas de cela.