Anciã passa por duas cirurgias após ter perna errada operada

Secretaria municipal de Saúde afirmou 'que não procede a informação de que foi realizada cirurgia na perna errada'


Publicado em: 23/08/19 às 8:25 por Redação | BR104 | Atualizado em 23/08/2019 às 15:56



Zailde dos Santos Olanda, de 81 anos, está internada há cerca de uma semana em um hospital no Rio de Janeiro — © Arquivo Pessoal

Rio de Janeiro — Familiares de Zailde dos Santos Olanda, de 81 anos, internada há cerca de uma semana em um hospital no Rio de Janeiro, acusam a unidade de erro médico. Isto porque, segundo eles, a anciã foi submetida a uma cirurgia onde o médico responsável pelo procedimento teria operado a perna errada.

Kálenca Priscila Silva de Olanda, de 22 anos, relatou que a avó está internada no Hospital municipal Pedro II, em Santa Cruz, e foi submetida na última quarta-feira (21) a uma cirurgia na perna esquerda. No entanto, ela teria chegado à unidade de saúde com uma infecção na região da prótese de fêmur direito. A troca foi percebida na hora da visita.

“A cirurgia foi realizada, mas não retiraram a prótese. O médico disse que não tinha secreção. Quando chegamos ao local, percebemos que a mãozinha dela estava suja de sangue. Depois, vimos que a perna operada foi a esquerda. Operaram a perna errada. Agora, ela está dormindo. Está fraquinha”, disse a neta.

Após a descoberta, revoltada, a família procurou a ouvidoria da unidade de saúde, mas não havia funcionário no setor. Ao tentar conversar com o médico responsável pelo procedimento, os parentes foram informados de que ele estava em outra cirurgia.

Em nota enviada à imprensa, a Secretaria municipal de Saúde informou que o procedimento foi para tratar uma úlcera e que a correção da prótese ainda seria agendada. Afirmou ainda que não procede a informação de que foi realizada cirurgia na perna errada.

+ Homem que agrediu ancião até a morte é preso no interior paulista

No entanto, a família discorda: “É uma informação que não procede. Estão querendo omitir o erro. Estamos lidando com uma senhora, com um ser humano. É um direito nosso”, disse a filha da idosa, a professora Simone dos Santos Olanda, de 49 anos, acrescentando que vai entrar com um processo contra o hospital.

Nova cirurgia

Nessa quinta-feira (22), Zailde dos Santos Olanda passou por um novo procedimento cirúrgico no Hospital municipal Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Desta vez, o procedimento foi realizado na perna direita, que possui uma prótese na área do fêmur.

De acordo com informações da Secretaria municipal de Saúde, ela tem “quadro estável” de saúde.