Prefeitura de Branquinha apresenta medidas de controle ao Coronavírus no município

A prefeitura recomenda o isolamento social “por um período excepcional de surto” como uma medida de controle mais eficaz contra o avanço da doença.

Publicado em: 24/03/20 às 10:39
Por Redação


Prefeito da cidade de Branquinha
Prefeito da cidade de Branquinha

O prefeito Jairinho Maia decretou medidas preventivas, nesta segunda (23), para o enfrentamento do atual cenário epidemiológico com orientações aos cidadãos, órgãos e entidades da administração pública de Branquinha.

Até o momento, em Alagoas, há oito casos confirmados e mais 120 pacientes suspeitos – que aguardam o resultado – infectados com a Covid-19, que é uma doença causada pelo novo Coronavírus.

No texto, a prefeitura recomenda o isolamento social “por um período excepcional de surto” como uma medida de controle mais eficaz contra o avanço da doença.

O decreto limita qualquer tipo de atividade que envolva aglomeração pelo período de dez dias, por exemplo, o funcionamento de bares, restaurantes, igrejas e templos religiosos.

Maia explica que irá adotar medidas necessárias para fiscalização e penalidades aos infratores.

Nas feiras livres, a prefeitura recomenda o distanciamento mínimo de dois metros entre cada bancada, proibição de feirantes de outros municípios e apenas o comércio do setor de gêneros alimentícios. Já os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde, irão funcionar normalmente para atendimento à população.

Outros serviços também possuem a mesma liberação, são os casos de padarias, lojas de conveniência e postos de gasolina, mas “é expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas como de comidas. Qualquer tipo de conduta que contrarie o decreto será punida com aplicação de multa e o infrator, devidamente identificado, irá responder pelo crime de desobediência civil”.

Para servidores de órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, o expediente nos dias 23 a 27 de março será considerado como ponto facultativo presencial. “Essa medida é mais um avanço na história do município. A administração pública irá manter o funcionamento de nossa Branquinha a partir do teletrabalho, conhecido também por homeoffice, que agora é regulamentado pela instrução normativa expedida pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão Pública”.


Vereador Joãozinho assume presidência da Comissão de Administração

Líder da bancada do Podemos na Câmara também está na Comissão de Assuntos Urbanos.

Há 4 minutos atrás | Redação | BR104

Homem comete suicídio após matar a ex-mulher na frente dos filhos dela

De acordo com parentes da mulher, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. Uma das crianças precisou de atendimento médico por se encontrar em estado de choque.

Há 32 minutos atrás | Gustavo Lopes | BR104

Alagoas recebe mais 37 mil doses de vacina contra Covid-19

Os imunizantes desembarcaram na noite desta quarta-feira (24/02), no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió.

Há 42 minutos atrás | Redação | BR104

Atentado deixa um morto e outro ferido em União dos Palmares

A polícia não soube informar ao BR104, se a segunda vítima estava com Adalberto no momento do crime, ou se trata-se de alguém que estava na hora errada e no lugar errado.

Há 12 horas atrás | Redação

Atacante palmarino Luidy aciona o Corinthians na Justiça

O jogador, hoje no CRB, está movendo uma ação contra o Corinthians, clube que encerrou o contrato com o jogador no ano passado.

Há 17 horas atrás | Redação | BR104

Polícia Militar flagra desmanche de veículos roubados em Satuba

As equipes do Serviço de Inteligência (P2) do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) já vinham monitorando o local após denúncias.

Há 17 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

PL quer que auxílio emergencial seja pago até dezembro

A proposta é de autoria do deputado Sidney Leite, e dá continuidade à Lei 13982/20, que estabelece regras para o recebimento do benefício.

Há 17 horas atrás | Redação | BR104

Com restrições mais duras, funcionamento do comércio é alterado em Caruaru

A medida foi tomada por causa do agravamento da pandemia da Covid-19, e vai vigorar até o dia 10 de março.

Há 18 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Entenda as mudanças no trânsito de União dos Palmares

O diretor da SMTT de União dos Palmares explica por que essas mudanças estão acontecendo.

Há 18 horas atrás | Giovana Chavarria

Flordelis foi internada após ingestão de medicamentos em excesso

Em nota, a assessoria afirma que o consumo excessivo de remédios ocorreu após a "a injusta decisão" do pedido de seu afastamento do mandato de deputada federal.

Há 18 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104