Prefeitura de Branquinha apresenta medidas de controle ao Coronavírus no município

A prefeitura recomenda o isolamento social “por um período excepcional de surto” como uma medida de controle mais eficaz contra o avanço da doença.

Publicado em: 24/03/20 às 10:39
Por Redação


Prefeito da cidade de Branquinha
Prefeito da cidade de Branquinha

O prefeito Jairinho Maia decretou medidas preventivas, nesta segunda (23), para o enfrentamento do atual cenário epidemiológico com orientações aos cidadãos, órgãos e entidades da administração pública de Branquinha.

Até o momento, em Alagoas, há oito casos confirmados e mais 120 pacientes suspeitos – que aguardam o resultado – infectados com a Covid-19, que é uma doença causada pelo novo Coronavírus.

No texto, a prefeitura recomenda o isolamento social “por um período excepcional de surto” como uma medida de controle mais eficaz contra o avanço da doença.

O decreto limita qualquer tipo de atividade que envolva aglomeração pelo período de dez dias, por exemplo, o funcionamento de bares, restaurantes, igrejas e templos religiosos.

Maia explica que irá adotar medidas necessárias para fiscalização e penalidades aos infratores.

Nas feiras livres, a prefeitura recomenda o distanciamento mínimo de dois metros entre cada bancada, proibição de feirantes de outros municípios e apenas o comércio do setor de gêneros alimentícios. Já os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde, irão funcionar normalmente para atendimento à população.

Outros serviços também possuem a mesma liberação, são os casos de padarias, lojas de conveniência e postos de gasolina, mas “é expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas como de comidas. Qualquer tipo de conduta que contrarie o decreto será punida com aplicação de multa e o infrator, devidamente identificado, irá responder pelo crime de desobediência civil”.

Para servidores de órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, o expediente nos dias 23 a 27 de março será considerado como ponto facultativo presencial. “Essa medida é mais um avanço na história do município. A administração pública irá manter o funcionamento de nossa Branquinha a partir do teletrabalho, conhecido também por homeoffice, que agora é regulamentado pela instrução normativa expedida pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão Pública”.


Jornalista deseja a morte de Bolsonaro por Covid-19; “um bem maior”

Para o colunista da Folha “Bolsonaro prestaria na morte o serviço que foi incapaz de ofertar em vida”.

Há 6 horas atrás | Redação

Jair Bolsonaro está com coronavírus

 Essa não é a primeira vez que Bolsonaro se submete ao teste de Covid-19. O presidente já fez outros três testes, esse foi o quarto exame.

Há 7 horas atrás | Redação

Operação apreende mais de 5 mil frangos em ação conjunta nos municípios de União e Messias

ADEAL e SEFAZ estudam agora a possibilidade das aves estarem apropriadas para consumo humano

Há 12 horas atrás | Johny Lucena | BR104

CBF divulga nota confirmando data de início do Campeonato Brasileiro

Em nota, a confederação rebateu o governador de São Paulo, João Doria, que propos aos clubes do estado participarem do Brasileirão após o término do Campeonato Paulista

Há 14 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Membros do governo Kil reprovam indicação de Junior Menezes para vice-prefeito

A rejeição do nome de Junior Menezes para formar a chapa, seria causada pela antipatia e falta de compromisso com o grupo, é o que dizem os integrantes do governo municipal.

Há 14 horas atrás | Redação

Cacá Diegues cita Zumbi e Serra da Barriga ao falar sobre “Deus Ainda é Brasileiro”

O cineasta alagoano disse que cresceu ouvindo histórias de Zumbi dos Palmares, contadas por uma babá que morava na Serra da Barriga, em União dos Palmares

Há 15 horas atrás | Redação

Argentino Diego Torres desembarca em Alagoas vestido com camisa do CRB

O jogador saiu da Argentina até Rio Grande Sul de carro, por conta da pandemia, e dos aeroportos fechados no país

Há 16 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Branquinha registra 2 mortes por Covid-19 em 24 horas

Branquinha tem 91 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus.

Há 1 dia atrás | Redação

Saiba como foi a reunião de Renan Filho com motoristas do transporte alternativo

Diante dessa proposta, os motoristas adiaram o protesto que aconteceria na manhã desta segunda.

Há 1 dia atrás | Redação

Mutirão de moradores que limpou o mato em bairro de União, constrange prefeito

Para diminuir o impacto do caso, o programa institucional da prefeitura na rádio Quilombo foi usado para contar uma outra versão

Há 1 dia atrás | Redação