O prefeito de Branquinha, Neno Freitas, e a primeira-dama, Renata, receberam em seu gabinete, nesta terça-feira (11), um grupo de alunos da rede municipal que se destacou na edição 2024 da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (SINPETE). Os estudantes foram premiados e tiveram suas obras publicadas na Coleção SINPETE, que valoriza a ciência produzida nas escolas e teve como tema “Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável”. Entre as 30 produções da coletânea, duas foram escritas por alunos de Branquinha, um feito que reforça o compromisso do município com a educação e a inovação.
Os jovens da Escola Demócrito José, acompanhados pelo professor Janiel Silva de Araújo e com mentoria de Letícia Ribes, lançaram o livro “Soluções da Natureza – Produção Escolar de Repelentes Ecológicos: Sustentabilidade, Reutilização e Produtos Naturais”. Já os estudantes da Escola Josélio Efigênio, sob orientação da professora Luciene Correia e mentoria de Rosane Batista, assinaram a obra “Hora do Conto, Território de Aprendizagens – Contação de Histórias para Encantar e Incentivar a Leitura nos Anos Iniciais: Educação, Inclusão e Inovação Didática”.
Durante o encontro, o prefeito Neno Freitas fez questão de destacar o orgulho e a importância da conquista para o município:
“Fui estudante da rede pública, e sei bem o quanto um ensino de qualidade reflete na nossa trajetória. Fizemos questão de receber esses valorosos estudantes para parabenizá-los e destacar, pessoalmente, o quanto estamos orgulhosos dessa conquista, onde além de desenvolverem grandes projetos, agora, eles também eternizaram todo seu potencial através dessas obras literárias. Com seriedade e tratando a educação com o protagonismo que ela merece, seguiremos empenhando esforços para que novos talentos sejam revelados e, claro, que novos avanços sejam conquistados para o nosso município.”
O momento também contou com a presença do secretário de Educação, Ednaldo Firmino, dos diretores Paulo Guirra e Jacira Guirra, e da técnica da Semed, Solange Vital, que celebraram a conquista dos estudantes e o fortalecimento da educação pública em Branquinha.




