Branquinha registra queda em taxa de homicídios em 2019

Levantamento considera dados de janeiro até o dia 31 de outubro. São 4 assassinatos, ante 7 registrados em 2018

2019 registra queda de taxas de homicídios em Branquinha — © BR104

2019 registra queda de taxas de homicídios em Branquinha — © BR104

Branquinha — Os índices de criminalidade no município de Branquinha, na Zona da Mata de Alagoas, apresentam queda significante. É o que mostra dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AL). O levantamento considera dados de janeiro até o dia 31 de outubro.

Segundo o delegado titular, Sidney Tenório, “a redução deve-se justamente ao trabalho de investigação e prisões realizadas. Aumento de homicídio é muito relacionado à sensação de impunidade. Quando vc prende é quebrada essa sensação. Quem mata deixa de matar e a prisão passa o recado que se matar vai preso”.

Conforme os números divulgados pela SSP/AL, a taxa de homicídios no município decresceu em 42,8% em comparação com os onze primeiros meses do ano passado. Foram 4 mortes em 2019, o que significa uma morte violenta intencional a cada 82,5 dias. Em 2018 foram 7, sendo uma morte a cada 47,1 dia.

+ Zona da Mata de Alagoas registrou 74 homicídios entre janeiro e julho de 2019

“Além de que também estamos sempre prendendo traficantes e evitando que se instalem na cidade. A guerra entre facções aqui não está matando mais. Os poucos homicídios foram casos pontuais”, pontuou o delegado, que afirma estar trabalhando para diminuir ainda mais a criminalidade na cidade.

Os homicídios foram registrados no Centro e na zona rural da cidade. O último registro foi a morte de José Francisco da Silva, de 41 anos, após ter se envolvido em uma discussão. O acusado, Benedito Tomaz Aquino, de 69 anos, foi preso no dia seguinte pela Polícia Civil.

*Gustavo Lopes/BR104