BR 360

Zé Alfredo volta ao BR104 e conta tudo sobre as Eleições de 2020

A entrevista foi transmitida ao vivo, nesta quinta-feira, nas redes sociais do BR104

Publicado: | Atualizado em 02/09/2021 10:21


Zé Alfredo durante entrevista ao BR360
Zé Alfredo durante entrevista ao BR360

O BR360 desta quinta-feira (26/08) recebeu o ex-vice prefeito por União, José Alfredo, para uma entrevista de mais de 1 hora. O programa teve a condução de Adelson Andrade, com a participação de Anthony Albuquerque, e retomou o formato de conversação que consiste em ter um entrevistado ao centro da mesa, sendo questionado por 4 entrevistadores. Os convidados foram o advogado Alexandre Lima e o professor Sérgio Rogério.

Após a eleição de 2020, essa é a primeira longa entrevista de Zé Alfredo para um meio de comunicação. O ex-vice prefeito foi muito questionado sobre as Eleições 2020. Com isso, todas as dúvidas e todos os detalhes da disputa foram esclarecidos por ele para os entrevistadores e internautas que acompanhavam a entrevista e, inclusive, nos bastidores, com uma riqueza de detalhes.

Em um determinado ponto, foi comentado sobre os vários encontros da oposição para formar aliança com o então candidato Sebastião de Jesus, que pós-eleição, com os números finalizados, muitos chegaram a cogitar que seria a chapa vitoriosa. Diante disso, Z.A. foi questionado se existe arrependimento de sua parte, o qual afirmou de maneira enfática: “Eu faria tudo novamente”.

Zé Alfredo segue persistente com o sonho de ser prefeito de União dos Palmares. Em 2020, ele tinha o seu nome em posição de destaque quando o assunto era oposição ao seu ex-aliado, o prefeito Kil. No entanto, com o resultado final das eleições, Z.A. ficou apenas em 3º lugar. Questionado por Adelson Andrade sobre o que deu errado para que ele fosse derrotado, mesmo tendo uma presença forte nas pesquisas, o político disse que foi prejudicado pelo embate judicial que travou para se garantir na disputa.

Além disso, o político culpou a mídia com as fake news e os problemas que teve também com a documentação do partido de seu vice, e ainda responsabilizou outros grupos de oposição, quando disse: “Quiseram muito a oposição apenas, me capitar, me cooptar aliás, para que eu fosse servir a eles”. Ainda sobre o assunto, Zé Alfredo disse que além dos apoiadores, a própria esposa teve dúvidas com relação a possibilidade de sua participação como candidato, algo que futuramente foi resolvido e ele teve o direito de disputar.

Durante todo o momento, o ex-vice prefeito manteve um posicionamento forte, o que demostra pouca mudança de pensamento desde a época em que disputou a Prefeitura. Quando questionado pelo participante Anthony Albuquerque, se ele se sente responsável pela reeleição do prefeito Areski Freitas, Zé Alfredo respondeu: “Se for sem o entendimento de Zé Alfredo, de que o grupo político vá fazer o bem a União dos Palmares, eu vou sair candidato tantas vezes eu ache necessário, e o Kil será prefeito mais 4 anos, 8 anos, mais 20, não quero saber, porque eu acredito que eu tenho que participar de um projeto que eu acredite nele”.

A crítica feita ao então candidato, se deve a sua ruptura com o grupo político comandado pelo ex-governador Manoel Gomes de Barros, que lançou o candidato Sebastião de Jesus. Z.A. hoje é filiado ao partido PTB, que está em um momento de crise com a prisão do seu presidente nacional Roberto Jefferson e após ser retirado o comando do partido em Alagoas do seu padrinho político, o deputado estadual Antônio Albuquerque.

Zé Alfredo respondeu o questionamento do advogado Alexandre Lima quando este perguntou: “Qual a contribuição do deputado Antônio Albuquerque para União dos Palmares?” O político em meio a clara dificuldade para pontuar os benefícios que o deputado trouxe para União, resumiu que seu apoio a ele deve-se a confiança e ao partido que foi posto à sua disposição pelo deputado Antônio Albuquerque.

Um dos fatos que chamou a atenção na disputa de 2020 foi em relação à escolha do vice de Z.A, Dode Praxedes, que por dificuldades também com relação ao seu partido, dificultou uma possível vitória do grupo. O entrevistador Sérgio Rogério aproveitou o assunto e perguntou o porquê de Z.A ter feitos duras críticas à família Praxedes, à época em que disputou como vice do Kil, contra a chapa Eduardo Pedrosa e Bruno Praxedes, e depois ter escolhido para a disputa em 2020 um representante da família Praxedes para estar ao seu lado. Em sua defesa, Alfredo disse: “… eu queria que as pessoas entendessem, de que as pessoas não são iguais, que ele não é o Zé Praxedes, ele é o Dode, o Josenildo”.

De fato, após quase 2 horas de entrevista, fica nítida a falta de aliança entre Zé Alfredo e os demais nomes da oposição em União dos Palmares. Quando o assunto é este, união é algo que não existe, tanto é que na última eleição, interesses particulares e convicções políticas fizeram esta oposição se dividir em 6 chapas. Hoje, existe um ensaio para a junção desse grupo, como os encontros para debater o futuro do SAAE, um tema que tem feito os políticos voltarem ao diálogo. Pois, quando o assunto é eleição, cada um segue suas próprias convicções.

Zé Alfredo confessou ainda na entrevista que, na primeira reunião desse grupo, em tom de brincadeira, teria deixado claro sua vontade de disputar a prefeitura em 2024: “Eu sou um brincalhão, eu sou um cara alegre, uma brincadeira em tom de VERDADE”. Fatos como este demonstram uma total falta de sintonia política com relação aos políticos de União. Do outro lado, o prefeito Areski Freitas vê um caminho aberto para se perpetuar no comando da Prefeitura.

Zé Alfredo é um político querido, conhecido como um homem destemido e trabalhador, de convicções firmes, que tem ao seu lado o apoio de grande parte da população, de bairros como Newton Pereira e Nova Esperança, e segue com o sonho de um dia se tornar prefeito de União dos Palmares.

Diante disso, o esperado é que os políticos de União dos Palmares priorizem a população palmarina e busquem acima de suas próprias convicções colocarem ela em primeiro lugar. Afinal, o poder emana do povo. O desentendimento é a ferramenta do desastre, mas o diálogo é o instrumento de desenvolvimento. Que os políticos palmarinos priorizem a nossa maior autoridade: O POVO.

Assuntos

BR360Zé Alfredo

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Francelino Amaro – © Alyson Santos
BR 360
Francelino Amaro é o entrevistado desta quinta-feira no BR360

O programa será transmitido ao vivo, através do site e das páginas do BR104 no Facebook e no YouTube.


Maria Tavares, candidata a deputada federal | © Reprodução/BR360
BR 360
Perdeu? Reveja a entrevista com Maria Tavares no BR360

A candidata a deputada federal foi a entrevistada desta quinta-feira (29/9), no BR360.


Zé Alfredo | © Reprodução
BR 360
“É falta de planejamento”, diz Zé Alfredo sobre as estradas da zona rural palmarina

O programa foi ao ar na última quinta-feira (22/9), e foi transmitido no canal do Portal BR104, no Youtube.


Zé Alfredo - @BR104
BR 360
Zé Alfredo é o entrevistado desta quinta-feira (22) no BR360

O programa será transmitido ao vivo através do site e das páginas do BR104 no Facebook e no YouTube.


Dr. Rafael Toledo | © Reprodução
BR 360
Dr. Rafael Toledo é o entrevistado desta quinta (1) no BR360

Dr. Rafael Toledo irá contar quais são suas intenções enquanto legislador estadual, caso seja eleito este ano.