Vereador diz que a Câmara vai aprovar tarifa do lixo; “mas não é da nossa vontade”

O parlamentar foi um dos convidados do programa BR 360 que estreou nesta quinta-feira (18/03)

Vereador Manoel Preguinho - @BR104

Vereador Manoel Preguinho - @BR104

A estréia do programa BR 360, apresentado pelo colunista do BR104, Adelson Andrade, na noite desta quinta-feira (18/03) foi marcada pela entrevista com os vereadores de União dos Palmares; Manoel Preguinho (PSL), Nenzinho (PSL) e Neto Cavalcante (PSD).

Os parlamentares repercutiram o Projeto de Lei (PL) enviado à Câmara pelo Poder Executivo, que estabelece a criação da tarifa do serviço de transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos domiciliares.

A proposta é que as tarifas mínimas de R$6,30 (domicílios) e R$11,30 (estabelecimentos comerciais), sejam pagos pelo contribuinte ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), autarquia que será responsável pelo transbordo e transporte do lixo.

Para o vereador Neto Cavalcante, “Há uma necessidade [da destinação do lixo] agora que essa tarifa chegou num momento complicado, então, justamente nas comissões, nós vereadores iremos discutir a questão da necessidade.

O parlamentar chegou a citar a possibilidade da Câmara fazer uma espécie de “acordo de cavalheiros” com o prefeito Areski Freitas, autor do projeto, para que a tarifa seja cobrada “Mais na frente”.

Para o vereador Nenzinho, “Não adianta a gente discutir, que isso vai ser aprovado, não é? por que a gente sabe a dificuldade”.

Já o vereador Manoel Preguinho, quando questionado sobre a sua opinião a respeito da tarifa do lixo, o parlamentar explicou que “[a tarifa] vai ser aprovada mais não é da nossa vontade. A nossa vontade mesmo era que não tivesse, que não fosse criada nenhuma taxa, e o que a gente pudesse tirar de imposto a gente tirasse pra beneficiar a sociedade” disse.

A fala do parlamentar repercutiu nas redes sociais e internautas questionaram sobre a autonomia dos vereadores em votar as matérias.

Você pode rever o programa e assistir toda a entrevista no vídeo abaixo: