Vereador que pediu pista de vaquejada vai ao programa BR 360

Nenzinha diz que o pedido da pista pública poderá ser atendido pelo prefeito Areski Freitas (Kil).

Vereador Nenzinha durante entrevista ao BR360

Vereador Nenzinha durante entrevista ao BR360

O Portal BR104 realiza todas as quintas-feiras, às 20 horas, o programa BR360. Nesta última quinta, dia 02 de setembro, o entrevistado foi o vereador por União dos Palmares, Givanildo Gomes, o Nenzinha. O vereador respondeu sobre a sua atuação nesses 8 meses de mandato e sobre o polêmico pedido de construção de uma pista de vaquejada com o dinheiro público.

Dentro do campo político e da atuação de alguns grupos, existe quem defenda o favorecimento pessoal e os agrados políticos. Esse é um dos problemas que a população enfrenta. Em muitos dos casos, é preciso ter um apadrinhamento político para ganhar uma oportunidade de emprego. Além disso, o tão sonhado concurso público ainda não chegou.

Um dos questionamentos feitos ao Nenzinha foi se ele tem contratos da prefeitura à sua disposição. Em resposta, o vereador disse que muitas pessoas pensam que ele tem muitos deles, quando, na verdade, ele tem de 3 a 4 contratos de sua indicação ao prefeito. Ainda questionado sobre os benefícios e privilégios que teria dentro do grupo e da preferência do prefeito, o parlamentar disse ter destaque por estar sempre ao lado do gestor, o que favorece sua atuação diante dos demais.

Primeiro mandato

Em seu primeiro mandato, e já decorridos 8 meses de atuação, o vereador faz questão de enfatizar seus requerimentos e ofícios. Perguntado sobre quais destes já se tornaram realidade, Nenzinha não apontou nenhum. Com relação a uma das principais prerrogativas de um vereador, que é a fiscalização, esse foi outro tema em que o parlamentar não apontou nenhuma atuação nesse sentido. Até o momento, não há nenhum requerimento com a temática fiscalização, o que sem dúvida enfraquece a sua atuação.

Projetos

Dentro da área de ação dos vereadores, alguns ganham destaque através de seus Projetos de Lei, mas até o momento o vereador Nenzinha não apresentou nenhum. No entanto, segundo o mesmo, no futuro, eles serão apresentados. É importante destacar que a atuação é distinta dos poderes. Ou seja, o vereador faz os seus pedidos, e o poder executivo, no caso o prefeito, os executa. Como dito no programa, nem sempre a quantidade de requerimentos e ofícios significa qualidade, sem falar que nem sempre são atendidos.

Polêmica

Nenzinha ficou ainda mais conhecido em União dos Palmares após fazer um requerimento, onde pediu que fosse construída uma pista de vaquejada com dinheiro público. O pedido foi muito criticado pela população, que em meio a tantas dificuldades e problemas mais urgentes, não vê como prioridade essa construção, pois a quem essa pista de vaquejada vai favorecer? Ao morador pobre dos bairros periféricos da cidade? Ou ao rico, aquele que representa a grande maioria dos praticantes do esporte?

Respondendo se o prefeito do município, Areski Freitas, pretende atender o seu pedido, o vereador respondeu que sim. Segundo o parlamentar, nesta sexta-feira (03), estariam sendo assinadas as ordens de serviço para obras de calçamento em bairros da cidade, e Kil teria dito que após essas obras, a pista de vaquejada seria feita. Ainda segundo o parlamentar, o gestor pretende atender a todos os seus requerimentos.

Fiscalização

Uma das questões que precisam avançar em União e que gera muita crítica ao atual gestor é com relação às obras paradas ou atrasadas, como, por exemplo, a construção de uma Escola Creche no Conjunto Nova Esperança. Enquanto fiscalizador, Nenzinha não fez nenhum requerimento ou ofício sobre o fato, mas afirmou de maneira enfática que “por incrível que pareça a creche daqui pra Dezembro termina”, segundo o contato do vereador com o proprietário da empresa.

Um dos principais assuntos em debate na cidade é com relação à privatização (concessão) do SAAE. Referente ao tema, o vereador disse não ter base jurídica para ir de encontro à Lei federal (Marco Legal do Saneamento). Questionado sobre um Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito dias atrás, solicitando crédito especial no valor de R$ 2 milhões, valor que será usado pelo SAAE, advindos da tarifa do lixo, o parlamentar adiantou o voto e afirmou: “Eu voto favorável”.

Nenzinha já foi secretário municipal e agora enfrenta o seu primeiro ano de mandato como vereador. Entre pedidos e solicitações, até o momento, muito pouco ou quase nada foi feito em relação à fiscalização. O parlamentar ainda tem muito tempo para atuar e guinar seu mandato. Que a sua facilidade em ser um dos principais aliados do prefeito Kil se transforme o quanto antes em resultados concretos em favor do desenvolvimento de União dos Palmares!

Reveja a entrevista na íntegra: