Governo vai pagar R$ 300 a mais além do Bolsa Família; veja quem pode receber

O programa prevê que os pagamentos comecem a ser realizados no dia 13 de maio, logo após o Dia das Mães

Idosa segurando dinheiro - @Reprodução

O estado de Pernambuco lançou o programa Mães de Pernambuco, uma iniciativa do governo estadual que visa aumentar o orçamento mensal de 100 mil mulheres beneficiárias do Bolsa Família. A partir de maio, essas mulheres receberão um complemento de R$ 300 em seus benefícios, com o objetivo de fortalecer a segurança financeira de famílias em situação de vulnerabilidade.

O programa foi oficialmente apresentado pelo Executivo do Recife e busca oferecer uma renda mínima que ajude a afastar essas mulheres e suas famílias da pobreza extrema. Para serem elegíveis ao benefício, as candidatas precisam cumprir certos critérios, como ter dependentes na primeira infância, estar grávida ou ser responsável por uma família monoparental. Além disso, o programa se estende a mulheres com mais de 65 anos, aquelas que se identificam como pardas, negras, indígenas, quilombolas, ciganas, ou que fazem parte de comunidades tradicionais e vulneráveis.

O secretário de Assistência Social, Fome e Drogas de Pernambuco, Carlos Braga, destacou que a seleção das beneficiárias foi realizada com base nos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para participar, as interessadas devem confirmar sua inscrição por meio do portal oficial Mães de Pernambuco até o dia 25 de abril.

O programa prevê que os pagamentos comecem a ser realizados no dia 13 de maio, logo após o Dia das Mães, e seguirão sendo efetuados no quinto dia útil de cada mês a partir de junho. Este benefício será concedido enquanto as beneficiárias possuírem filhos menores de seis anos.

Caso haja necessidade de mais informações ou em caso de dificuldades, o governo estadual disponibilizou diversos canais de comunicação, como um número de telefone gratuito, WhatsApp, e um endereço de e-mail para contato. Esses recursos visam assegurar que as mães tenham todo o suporte necessário para acessar e compreender os detalhes do programa.