Roberto Ventura

Bel. em Ciências Sociais, (Cientista Político) e Jornalista

A eleição de Fernando Collor e a transição do modelo tradicional de se fazer campanha para o modelo moderno – Última Parte

Publicado em: 08/01/20 às 16:09


A campanha eleitoral de Fernando Collor de Mello é até hoje mencionada como o exemplo representativo de uma campanha moderna, na qual todos os recursos de marketing político foram usados para alcançar uma vitória que, por todos os parâmetros habituais da política brasileira, seria impossível.

Tornar conhecido nacionalmente e eleger Presidente da República um jovem de 40 anos, governador de um dos menores estados do país, pertencente a um partido praticamente inexistente   do ponto de vista político, sem apoio de governadores estaduais (no primeiro turno), competindo contra candidatos que possuíam todos esses atributos, pareceu a todos um milagre, realizado pelos magos da publicidade política.

O segredo do sucesso da eleição de Collor residiu no fato de que ele adotou, com grande competência, o modelo moderno de fazer campanha.

A campanha de Collor investiu profundamente em pesquisa, estratégia e publicidade, que estavam associadas entre si e controladas por instrumentos de avaliação dos resultados que permitiam a autocorreção do sentido, direção e da meta da candidatura.

Acrescenta-se a esse modelo moderno de campanha um político talentoso, capaz de incorporar persuasivamente a imagem pretendida, aspirada, cogitada, intencionada pelos estrategistas e publicitários.


Roberto Ventura é Bel. em Ciências Sociais, (Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing. Cursou Marketing Político. É Analista e Comentarista Político e Ex-Árbitro de Futebol Profissional. Servidor Público Estadual na área da Segurança Pública.



Messiasprev proporciona dia de lazer aos aposentados

Há 3 semanas atrás | Roberto Ventura

A importância do Voto Facultativo 

Há 4 semanas atrás | Roberto Ventura

Resultado de enquetes mostra um crescimento e aceitação ao nome da vereadora Camyla Brasil em Atalaia

Camyla larga e tem boa vantagem em relação ao prefeito Chico Vigário e a pré-candidata Ceci Rocha.

Há 4 semanas atrás | Roberto Ventura


O dilema de Rui Palmeira e Rodrigo Cunha

Há 1 mês atrás | Roberto Ventura

Uma missão quase que impossível

Há 1 mês atrás | Roberto Ventura

Vereador Gibson Buarque visita obras de reconstrução do Terminal Rodoviário de Messias

Gibson disse que vai continuar com o trabalho de fiscalização e reivindicação de melhorias para a cidade de Messias.

Há 1 mês atrás | Roberto Ventura


O perigo do improviso em uma campanha eleitoral

Há 1 mês atrás | Roberto Ventura