Roberto Ventura

Bel. em Ciências Sociais, (Cientista Político) e Jornalista

A campanha eleitoral moderna

Publicado em: 22/12/19 às 16:40 | Atualizado em 22/12/2019 16:49


Provavelmente nenhum outro campo da política tenha sofrido mudanças tão profundas pela revolução tecnológica dos últimos trinta anos como as campanhas eleitorais. Existe hoje uma “tecnologia eleitoral moderna” a disposição dos candidatos que há três décadas era impossível.

Provavelmente nenhum outro campo da política tenha sido tão profundamente mudadas pela revolução tecnológica dos últimos trinta anos como as campanhas eleitorais.

A campanha eleitoral moderna ao incorporar todos esses avanços tornou-se uma operação muito mais sofisticada, complexa e cara, passando a exigir profissionais especializados para opera-la.

Os marqueteiros, o consultor de estratégia, o publicitário, o pesquisador foram trazidos para o núcleo central da campanha e para a proximidade do candidato, deslocando para posições de menor poder aqueles colaboradores que tradicionalmente faziam as campanhas baseadas na experiência de eleições anteriores.

A campanha eleitoral baseada na intuição e na experiência já é coisa do passado, porque devido a esses avanços tecnológicos ficou para trás, embora intuição e experiência continuem sendo indispensáveis para o sucesso eleitoral.

Se aconselhar ou fazer campanha baseada na experiência, no amadorismo, na subserviência e na paixão de simpatizantes e de pessoas que estão no entorno do candidato e com isso abdicar do moderno processo de se fazer eleição, tornou-se um perigo iminente ao sucesso de uma campanha eleitoral.

 

 


Roberto Ventura é Bel. em Ciências Sociais, (Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing. Cursou Marketing Político. É Analista e Comentarista Político e Ex-Árbitro de Futebol Profissional. Servidor Público Estadual na área da Segurança Pública.



Messiasprev proporciona dia de lazer aos aposentados

Há 3 semanas atrás | Roberto Ventura

A importância do Voto Facultativo 

Há 4 semanas atrás | Roberto Ventura

Resultado de enquetes mostra um crescimento e aceitação ao nome da vereadora Camyla Brasil em Atalaia

Camyla larga e tem boa vantagem em relação ao prefeito Chico Vigário e a pré-candidata Ceci Rocha.

Há 4 semanas atrás | Roberto Ventura


O dilema de Rui Palmeira e Rodrigo Cunha

Há 1 mês atrás | Roberto Ventura

Uma missão quase que impossível

Há 1 mês atrás | Roberto Ventura

Vereador Gibson Buarque visita obras de reconstrução do Terminal Rodoviário de Messias

Gibson disse que vai continuar com o trabalho de fiscalização e reivindicação de melhorias para a cidade de Messias.

Há 1 mês atrás | Roberto Ventura


O perigo do improviso em uma campanha eleitoral

Há 1 mês atrás | Roberto Ventura