Paulo Canuto

Gigaton novo álbum de estúdio do Pearl Jam

Lançamento, cancelamento de tour e álbum por telefone

Publicado em: 25/03/20 às 14:51


Paulo Canuto

Uma das bandas mais importantes de Seatle (E.U.A) e de todo um estilo de rock que surgiu nos anos 90, o grunge, o Pearl Jam está a 3 dias, sexta-feira (27) de lançar seu 11º álbum de estúdio, Gigaton. Esse é o primeiro trabalho de estúdio da banda liderada pelo vocalista Eddie Vedder desde Lightning Bolt de 2013. Segundo o guitarrista Mike McCready contou que o álbum precisou de uma “longa jornada, foi um percurso obscuro e confuso por vezes, mas também é empolgante e experimental para a redenção musical. Colaborar com os colegas em “Gigaton” me deu mais amor, consciência e conhecimento da necessidade por conexão humana nesses tempos”, comentou o guitarrista.

A banda tinha uma tour marcada para iniciar em meados desse mês e finalizaria em 19 de abril mas, por conta do avanço do novo coronavírus (covid-19) a tour teve que ser cancelada, assim como o evento que iria reproduzir o álbum em salas de cinema, inclusive aqui no Brasil, também foi cancelado, o vocalista Eddie Vedder falou sobre o assunto em nota sobre o cancelamento dos shows “Como moradores da cidade de Seattle, fomos atingidos com força e testemunhamos em primeira mão a rapidez com que essas situações desastrosas podem se ampliar. As escolas de nossos filhos fecharam junto com universidades e empresas. Tem sido brutal e vai piorar antes de melhorar”.

A banda já lançou 3 músicas para o público, que são “Dance of the Clairvoyants”, “Superblood Wolfmoon” e a mais recente “Quick Scape”. Das três músicas lançadas, quando digo isso é sobre as músicas e videoclip, a única que o clipe não exprime em imagens a ideia central do álbum que é o meio ambiente é a Superblood Wolfmoon pois seu clipe é bem minimalista, uma animação da banda tocando, além de um solo potente de McCready como ponto alto da parte musical:

Já as outras duas Dance of the Clairvoyants e a recém disponibilizada Quick Escape, em seus clipes a ideia central está bem explicita com diversas imagens do meio ambiente, sendo que a segunda reproduz bastante a capa do disco, que ficou a cargo do fotógrafo, cineasta e biólogo Paul Nicklen, com base na foto “Ice Waterfall”, tirada em Svalbard, na Noruega. Musicalmente falando todas as musicas, pelo menos as lançadas, levam a assinatura do que a banda faz, é fácil reconhecer tanto o estilo (grunge) como o estilo do Pearl Jam, com destaques novamente para a voz de Eddie e nessas 3 lançadas a guitarra está bem “saidinha”, tudo isso sem apagar os outros instrumentos. Confira o clipe de Dança dos Clarividentes:

CD Novo por telefone?

Como os planos de ter seu álbum em salas de cinemas espalhadas pelo mundo, inclusive aqui em terra brasilis a banda de Eddie Vadder e Cia não deixou por menos e usando de um artifício meio que do passado, deixou a criatividade da banda nos palcos aflorar para o lançamento do disco. Se não podemos ir ao cinema desfrutar de uma sequência de imagens relacionadas ao disco, com uma qualidade de som de primeiro mundo de tudo que a tecnologia pode oferecer, então vamos matar a ansiedade do álbum por telefone? Se vocês estão achando que é uma pegadinha, não é, a banda disponibilizou um número de telefone em que você pode ligar e ouvir trechos de 30 segundos de todas as 12 músicas que contém Gigaton. A banda preparou esse presente para os fãs que não querem esperar para sexta-feira (27) para ouvir o disco novo.

Ah, se quiser fazer o teste fique a vontade o número é +1 585-207-3275, número dos Estados Unidos. Agora é com você, fique com a última música/clipe lançada pela banda Quick Scape:

Uma coisa eu posso dizer, das 3 musicas lançadas, todas mostraram que o álbum será bem aceito pelos fãs!



Coronavírus em números

Cientistas alertam de como estará o Brasil nos próximos meses caso medidas mais extremas não sejam tomadas

Há 5 horas atrás | Paulo Canuto

Gigaton novo álbum de estúdio do Pearl Jam

Lançamento, cancelamento de tour e álbum por telefone

Há 1 semana atrás | Paulo Canuto

Celulares, computadores, relógios inteligentes e agora a Disney?

Empresa pode estar na mira de compra pela Apple

Há 2 semanas atrás | Paulo Canuto